MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 7 de dezembro de 2021    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea
N.º de Inventário:
1029
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Bairro de pescadores
Datação:
1929 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 96; largura: 77;
Descrição:
Na metade superior desta composição, dinamizando-a, vêem-se algumas casas sobrepostas descontinuamente, um bairro de pescadores algures na Galiza, com fachadas caiadas que recebem a luz natural que surge do lado esquerdo. Em baixo, no que parece ser um areal, escurecido pela paleta tenebrista de Alvarez, vêem-se três barcos, num declive que se acentua para a direita, e onde se distingue em cima uma árvore solitária. Todas as formas são reduzidas a um esquematismo essencialista, de silhueta minimal, traduzindo toda a linguagem sincera e dramática deste pintor portuense de origem galega, instintivo e marginal à pintura portuguesa dos anos 30.
Incorporação:
Compra - Adquirido pelo Estado
Origem / Historial:
Adquirido pelo Estado em 1943. Intervenções de conservação e restauro: - Em 1973, no Laboratório José de Figueiredo (processo nºrest.103/73). Tratamento: Fixação da camada cromática com cera resina, desinfestação com pentaclorofenol e xilol, substituição da grade original por uma nova em casquinha, entretelagem com cera-resina (7:2) e tela Belga, remoção dos vernizes com acetona e white spirit, preenchimento de pequenas lacunas com massa de caulino e totin, integração a aguarela e finalização com tinta de óleo e verniz de retoque, aplicação de uma camada de verniz de retoque Talens no final.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica