MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Tuesday, May 07, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea
Inventory number:
498
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Title:
Concerto de amadores
Production Place:
PARIS; canto inferior esquerdo
Date / Period:
1882 A.D
Material:
Óleo
Holder:
Tela
Technique:
Pintura a óleo
Measurments (cm):
height: 220; width: 300;
Description:
Pintura de costumes. No interior de uma sala burguesa com pouca luz vêem-se cinco pessoas a cantar e tocar; em primeiro plano, uma mulher, Maria Augusta Bordalo Pinheiro, irmã do autor, de pé com um vestido de cetim branco decotado, de longa saia pregueada que lhe cobre os pés. Usa um par de luvas altas cinzentas e segura nas mãos pautas de música. Tem o cabelo apanhado na nuca. A seu lado, algo encoberto, vê-se o pintor Adolfo Greno, também virado de perfil para a direita, com bigode e barbas. À sua frente, um cantor italiano, obeso, vestindo um fato escuro, camisa branca, colete e laço branco acetinado. Na mão direita segura um par de luvas amarrotadas, e na esquerda as pautas de música, que segue, cantando arrebatadamente. Ao seu lado, no fundo, assoma a figura de Josefa Greno, a 3/4, baixando o olhar para um piano preto que se destaca no lado direito do quadro, tocado com bravura pelo pintor Artur Loureiro. Vestindo de preto e de barba cerrada, Loureiro olha concentradamente para a pauta que tem à sua frente, assente no piano, iluminada por uma vela. No chão, à direita, um "puff" com inúmeras pautas caídas ou a escorregar, abertas, sobre o castanho do chão e o rosa e azul claro de algumas das capas. No lado esquerdo da composição, atrás de Maria Augusta, destaca-se um enorme "cache-pot" em tons de cobre, cuja chapa é iluminada nalguns pontos pela escassa iluminação do interior.
Incorporation:
Compra - Adquirido por verba especial do Estado no leilão do Conde de Ameal
Origin / History:
Pertenceu à colecção da Condessa de Edla, esposa do rei D. Fernando II (1816-1885). Em 1895 pertencia a Ayres de Campos, de Coimbra. Oferta do artista à Condessa de Edla, esposa morganática do rei D. Fernando II, após o financiamento dos seus estudos em Pairs. Envia-o para Lisboa, via Havre, com custos de transporte de 168 000 réis e uma percentagem avultada, reclamada pela alfândega portuguesa, correspondente à elevadíssima verba de atribuição de seguro pelo artista, 60 000 francos, embora o valor final, depois de um ano na alfândega e de contínuas diligências, descesse para os 225 francos. Vendido, em leilão, em 92, a Aires de Campos, 1º Conde do Ameal, coleccionador de Coimbra. Adquirido pelo Estado no leilão desta colecção e integrado no MNAC em 1921. * Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *

Title

Local

Begin Date

End Date

Catalog Number

L' Art Portugais de l' époque des grandes découvertes au XX siècle

Paris: Jeu de Paume

1931

Soleil et ombres: L' art portugais du XIX ème siècle

Paris: Petit Palais

1987/10/20

1988/01/04

Arte portuguesa do século XIX

Lisboa: Galeria de Pintura do Rei D. Luís/ IPPC

1988/03

1988/05

Exposição comemorativa do centenário do nascimento de Columbano

Lisboa: MNAC

1957/11/09

Columbano

Lisboa: Museu Nacional de Arte Contemporânea

1980

100 obras maestras del arte portugués

Madrid: Centro Cultural del Conde Duque

1985/11/28

1986/01/12

Salon de 1882

Paris: Palais des Champs-Élysées

1882/05/01

Sociedade Promotora das Bellas-Artes em Portugal: Décima terceira exposição

Lisboa

1884

Vente d' objects d' art. Collections Comte de Ameal

Lisboa

1921/07

O rosto da máscara: A auto-representação na arte portuguesa

Lisboa: Centro Cultural de Belém

1994/05

A Arte Portuguesa da época das grandes descobertas ao século XX

Lisboa: MNAA

1932/02

1932/03

O século XIX nas colecções do Museu do Chiado - MNAC

Lisboa: Museu do Chiado - Museu Nacional de Arte Contemporânea

2005/03/10

2005/05/22

Século XIX na colecção do Museu do Chiado-MNAC

Lisboa: Museu do Chiado - Museu Nacional de Arte Contemporânea

2005/09/22

2005/12/31

Columbano Bordalo Pinheiro: 1874-1900

Lisboa: Museu do Chiado - Museu Nacional de Arte Contemporânea

2007/02/16

2007/05/27

Leilão dos quadros existentes no Real Palácio das Necessidades de Sua Majestade El-Rei o Sr. D. Fernando

Lisboa

1892

Arte Portuguesa do século XIX (1850-1910)

Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado

2011/04/07

2011/06/12

Exposição permanente da Colecção MNAC. 1850-1975

Piso 2 A

2013/02/20

2015/06/28

A sedução da modernidade (1850-1910)

Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado (sala dos Fornos)

2017/12/04

2018/04/15

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits