MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 7 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea
N.º de Inventário:
584
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
À beira-mar (Praia das Maçãs)
Datação:
1926 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Madeira
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 69; 100; largura: 87; 127,5;
Descrição:
Pintura de costumes. Numa esplanada à beira-mar, delimitada por um muro caiado de branco, à esquerda, observa-se a rebentação das ondas do mar, ao fundo. No centro da composiçao encontra-se um casal sentado a uma mesa - ele de frente, vestindo um fato e usando bigode. Debruçado, apoia o cotovelo direito na mesa, e ela de costas, sentada de perna cruzada, usa um chapéu de abas largas (capeline) e traje cor de rosa, modelo da decada de 10 (cintura subida e folho na extremidade da saia) periodo do inicio da frequencia desta praia por Malhoa, em 1911. A esplanada está à sombra, tendo uma cobertura em palhinha, assente em estacas de madeira, que filtra uma forte luz estival, projectando sombras e pequenas manchas circulares de luz solar no chão e no muro branco da varanda. O local está identificado: é a esplanada do "Restaurant Flor da Praia", junto da praia, mais conhecido por "Varanda do Grego", de Julio Grego, seu proprietario.
Incorporação:
Compra - Adquirido pelo Estado em 1926, na 23ª exposiçao da SNBA, por proposta de Columbano Bordalo Pinheiro, director do MNAC de 1914 a 1929. Embora a tecnica utilizada, o tipo de pincelada e o modelo do traje feminino se ajustem a um periodo anterior, eventualmente entre 1913 e 18, a apresentaçao desta pintura na 23ª exposiçao da SNBA, em 1926, por um preço elevado (18.000$00 - o valor de venda mais elevado da sua produçao) e determinante como indicador da sua realizaçao final neste ano, considerando-se a hipotese de que os estudos preparatorios e o inicio da pintura poderao ser anteriores a esta data.
Origem / Historial:
Adquirido pelo Estado em 1926 na 23ª exposiçao da SNBA por proposta de Columbano Bordalo Pinheiro, director do MNAC de 1914 a 1929.

Bibliografia

100 obras maestras del arte portugués. Lisboa: Galeria 111, 1986, pág. 127 cor

A Arte e o Mar. Lisboa: FCG, 1998, pág. 200 cor

Arte/ Revista da Sociedade Nacional de Belas Artes. Ano I, nº 1. Abril. Lisboa: SNBA, 1955, pág. 4 p/b

Cinquentenário da morte de José Malhoa: Pintor de costumes, de paisagem e de história. Lisboa: IPPC, 1983, pág. 88 p/b

COSTA, Lucília Verdelho da; BRANDÃO; Ecycla Castanheira - Amar o outro mar: A pintura de Malhoa. Lisboa: Ministério da Cultura/ GRCI, 2003, pág. 105 cor, 89 cit.

Esplendores de Portugal: Cinco Séculos de Arte, 1450-1950. Tóquio: Tokio Fuji Art Museum, 1999, pág. 119 cor

FALCÃO, Isabel - Pintura Portuguesa: Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves. Lisboa: IPM/ CMAG, 2003, pág. 174

FRANÇA, José-Augusto - "Malhoa, 1983". Colóquio/ Artes. 2ª série, 25º ano, nº 59. Dezembro. Lisboa: FCG, 1983, pág. 57 p/b

FRANÇA, José-Augusto - A arte em Portugal no século XIX. Vol. 2. Lisboa: Bertrand, 1967, pág. 284

FRANÇA, José-Augusto - Malhoa & Columbano. Lisboa: Bertrand, 1987, pág. 33

Livro da Homenagem ao grande pintor José Malhoa. Lisboa: SNBA, 1928, pág. est. LXXXIV p/b

MACEDO, Diogo de - "A Arte nos séculos XIX e XX". In BARREIRA, João, dir. - Arte Portuguesa: Pintura. Lisboa: Edições Excelsior, s/d, pág. 399 p/b

MACEDO, Diogo de - Malhoa: O seu portuguesismo. Colecção Museum. 1ª série, nº 5. Lisboa: MNAC, 1948, pág. 21 p/b

Malhoa e Bordalo: Confluências de uma geração. Lisboa: IPM/ Museu de José Malhoa, 2005, pág. 103 cor

Malhoa nas colecções do Museu Nacional de Arte Contemporânea: Evocação no Cinquentenário da sua morte. Lisboa: MNAC, 1983, pág. 34-35 cor

MARÍN, José Luis Morales y - "Puntualizaciones a la evolución de la pintura contemporanea en Portugal". In Portugal hoy: 30 pintores. Madrid: Centro Cultural del Conde Duque, 1989, pág. s/ p. p/b

MATIAS, Maria Margarida - "O naturalismo na pintura". In RIO-CARVALHO, Manuel, dir. - História da Arte em Portugal: do Romantismo ao fim do século. Vol. 11. Lisboa: Alfa, 1986, pág. 29 cor

Meio século de pintura moderna em Portugal. Bragança: Museu Regional Abade de Baçal, 1958, pág. cat. 3 p/b

MONTÊS, António - Malhôa. Lisboa: Museu Provincial de José Malhôa, 1950, pág. rep. 55 p/b

LAPA, Pedro - Museu do Chiado: Arte Portuguesa (1850-1950). Lisboa: IPM/ Museu do Chiado, 1994, pág. cat. 46 cor

Os Naturalistas Portugueses. Macau: Galeria do Leal Senado, 1986, pág. s/p. cor

PAMPLONA, Fernando de - Dicionário de pintores e escultores portugueses ou que trabalharam em Portugal. Vol. 3. Lisboa: 1957, pág. 28

Panorama. 2ª série, nº 12. Lisboa: SNI, 1955, pág. s/ p. cor

SILVA, Raquel Henriques da - "Romantismo e pré-naturalismo". In PEREIRA, Paulo, dir. - História da Arte Portuguesa. Vol. 3. Lisboa: Círculo de Leitores, 1995, pág. 340

SILVEIRA, Maria de Aires - José Malhoa: Praia das Maçãs. 2003. 1 p. Texto de exposição. Acessível no Museu do Chiado, Lisboa, Portugal, pág. -

Sociedade Nacional de Belas-Artes: Vigésima terceira exposição d'arte. Lisboa: Tipografia do Comércio, 1926, pág. cat. 78 p/b

TANNOCK, Michael - Portuguese 20th century artists: A biographical dictionary. Chichester: Phillimore, 1978, pág. pl. 100 p/b

Lisboa. Memórias de outra cidade. Istambul: Sakip Sabanci Museum; FCG, 2009, pág. 92 cor

LAPA, Pedro e SILVEIRA, Maria de Aires (org.)- Arte Portuguesa do século XIX, Vol. I (1850-1910). Lisboa: Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado, 2010, pág. 200, 201 cor

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica