MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 23 de janeiro de 2022    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea
N.º de Inventário:
788
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Retrato de Catraio e Mariana, conhecido por Os pretos de Serpa Pinto
Datação:
1879 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 128; 155; largura: 91; 117,5;
Descrição:
Retrato dos dois angolanos que acompanharam Serpa Pinto na célebre travessia de África, relatado pelo explorador nas suas memórias, um homem e uma mulher, representados com grande realismo e atenção ao pitoresco. A mulher está sentada com um traje africano, enrolando à cintura um tecido estampado em tons de verde e castanho, e ao peito, cruzado, outro de cor ocre com filamentos rosa. No pescoço e no pulso direito, usa colares e pulseiras de contas vermelhas e pretas; na cabeça um lenço em vermelho, preto e branco. Olha a 3/4 para a direita, para o homem que está de pé à sua frente, vestindo calças e camisa em tons de azul e vermelho esbatidos, e que a olha igualmente, com o rosto de perfil virado para a esquerda. O fundo é neutro, em mancha, feito de camadas esponjosas e espessas, contrastando com a luz que o colorido dos fatos transmite e com a tonalidade escura da pele das figuras.
Incorporação:
Compra - Adquirido pelo Estado
Origem / Historial:
Em 1898 pertencia a Adelaide Lupi, sobrinha do pintor. Exibido pela primeira vez na exposição póstuma de Lupi, em 1883, com indicação no catálogo: "Por concluir". Adquirido pelo Estado em 1935. Intervenções de conservação e restauro: - A obra foi alvo de intervenção em 1994 no Laboratório José Figueiredo - DGPC pela técnica Teresa Mello. - A obra foi intervencionada em Janeiro de 2013 pelas técnicas Sofia Gomes e Mercês Lorena (Laboratório José Figueiredo - DGPC), no âmbito da exposição permanente. A intervenção foi realizada no próprio Museu.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica