MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 23 de janeiro de 2022    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea
N.º de Inventário:
463
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Retrato da Exmª Viscondessa de Menezes, D. Carlota
Datação:
1862 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Técnica:
Pintura a óleo
Dimensões (cm):
altura: 223; 240; largura: 150; 169;
Descrição:
Retrato a corpo inteiro de uma jovem mulher, Carlota Emília Mac-Mahon Pereira Guimarães (1841-1877), esposa do artista desde 1858, posando com um elegante vestido de seda branca decotado, de recorte oitocentista, com uma saia em balão que lhe cobre os pés. Olha atentivamente para a esquerda, usando uma rede branca com um lenço vermelho, atrás, sobre o cabelo escuro, bem com um longo xaile da mesma cor enrolado no braço direito, passando-lhe pelas costas e descendo até ao chão, em baixo, onde se amontoa; na cintura, decorando o vestido, vê-se um bouquet de rosas. Enquadrando o retrato, vê-se um fundo de paisagem em tons de cinza, com a balaustrada de uma varanda correndo horizontalmente; à direita, sobre ela, um vaso antigo coberto de heras.
Incorporação:
Doação - D. Elisa Miranda de Meneses, filha do artista
Origem / Historial:
Doação da filha do artista, Elisa Miranda de Menezes, em 1919. Intervenções de conservação e restauro: - Em 1973, no Laboratório José de Figueiredo (processo nºrest.98/73). Tratamento: Aplicação de cera diluída pelo reverso após a respectiva limpeza com escova e aspirador, colocação de bandas com cola DM5 e aplicação em grade nova de casquinha, remoção de vernizes e repintes com white spirit, isoctano e pequena percentagem de acetona e dimetilformamida, preenchimento de lacunas com massa de caulino e totin e integração com tinta de óleo e verniz, aplicação de verniz de retoque Talens no final.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica