|
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu: Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea Denominação: O beijo de Judas Dimensões (cm): altura: 141; 167,5; largura: 191; 217,5; Descrição: Pintura de História. Lupi representa este passo essencial da paixão de Cristo num cenário de tenebrismo, com nítidas influências de Caravaggio, que certamente admirara em Roma: no centro da composição, iluminados por uma luz artificial e avermelhada, que sublinha o dramatismo da traição, Jesus é beijado por Judas Escariotes, que o abraça pelo ombro, com a mão direita. Jesus tem os olhos baixos, e a sua face é o espelho da resignação e da certeza de um destino irrevogável. À esquerda, estão três discípulos do Mestre: João é o que observa Judas de frente, chocado, e os outros dois (um é Pedro) entreolham-se intrigados com a cena. À direita de Judas, estão três legionários romanos, de costas, e um aponta para Cristo traído, na certeza de ser ele o homem a prender. Incorporação: Transferência - Museu Nacional de Arte Antiga
Origem / Historial:
Informações sobre intervenções de conservação e restauro:
- A pintura foi intervencionada em 2002 pela Empresa Edmundo Silva - Peritagem e Restauro de Pintura. (Ver Doc. associada)
Bibliografia | ANACLETO, Regina, dir. - História da Arte em Portugal: Neoclassicismo e Romantismo. Vol. 10. Lisboa: Publicacões Alfa, 1986, pág. 163 | Catalogo das obras de Miguel Ângelo Lupi expostas na Escola de Bellas Artes de Lisboa. Lisboa: Tipografia Elzeveriana, 1883, pág. 14 | CHAGAS, Manuel Pinheiro - "Miguel Angelo Lupi". O Occidente. 6º Ano. Vol. VI, nºs 153, 154 e 155. 21 de Março, 1 e 11 de Abril. Lisboa: Lallemant Frères Typ., 1883, pág. 79 | FRANÇA, José-Augusto - A arte em Portugal no século XIX. Vol. 1. Lisboa: Bertrand, 1967, pág. 441 | LUCENA, Armando de - Pintores portugueses do Romantismo. Lisboa: s/ ed., 1943, pág. 59 e 60 | MACEDO, Diogo de - "A Exposição de Miguel Ângelo Lupi". Separata do Boletim da Academia Nacional de Belas Artes. Nº 14. Lisboa: Bertrand (Irmãos), 1945, pág. 7 | MACEDO, Diogo de - Miguel Lupi. Colecção Cadernos de Arte. Nº 8. Lisboa: Edições Excelsior, 1952, pág. 11 | MACEDO, Diogo de - Miguel Lupi: Síntese duma obra. Colecção Museum. 1ª série, nº 2. Lisboa: MNAC, 1947, pág. capa p/b | MACEDO, Diogo de - Os românticos portugueses. Lisboa: Artis, 1961, pág. 102 | Miguel Ângelo Lupi: Evocação no Centenário da sua morte nas colecções do MNAC. Lisboa: MNAC, 1983, pág. 13 p/b | PAMPLONA, Fernando de - Dicionário de pintores e escultores portugueses ou que trabalharam em Portugal. Vol. 2. Lisboa: 1956, pág. 282 | PAMPLONA, Fernando de - Miguel Ângelo Lupi. Porto: Edições Lopes da Silva, 1948, pág. 71 p/b | PAMPLONA, Fernando de - Um século de pintura e escultura em Portugal (1830-1930). Porto: Livraria Tavares Martins, 1943, pág. 76 | PARIS, Pierre - "L' Art en Espagne et en Portugal de la fin du XVIIIe siècle a nos jours". In MICHEL, André, dir. - Histoire de l' Art: Depuis les premiers temps chrétiens jusqu'a nos jours. Tome VIII. Seconde partie. Paris: Librairie Armand Colin, 1926, pág. 847 | SILVEIRA, Maria de Aires - "Memória, magistério e crítica". In Miguel Ângelo Lupi (1826/1883). Lisboa: IPM, 2002, pág. 47-48 e 61 | SILVEIRA, Maria de Aires; TAVARES; Cristina Azevedo; TCHEN, Adelaide Ginga - Miguel Ângelo Lupi (1826/1883). Lisboa: IPM, 2002, pág. 187 cor | TAVARES, Cristina Azevedo - "Miguel Lupi e a figura como condição da prática artística". In Miguel Ângelo Lupi (1826/1883). Lisboa: IPM, 2002, pág. 21-22 | TCHEN, Adelaide Ginga - "Miguel Ângelo Lupi, a intercepção do real no retrato de época". In Miguel Ângelo Lupi (1826/1883). Lisboa: IPM, 2002, pág. 35 | VILHENA, Henrique de - Novos Ensaios. Lisboa: 1931, pág. - | |
|
|