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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu: Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea Local de Execução: Lxª; canto inferior esquerdo Dimensões (cm): altura: 100; largura: 135; Descrição: Paisagem. Freire pinta uma planície fustigada por uma tempestade, sob um céu carregado e debaixo de um intenso aguaceiro. Em primeiro plano, um caminho pontuado lateralmente por dois arbustos conduz-nos o olhar para a direita da composição, onde se destaca uma árvore esguia, semi-despida de vegetação, abandonada e isolada; o contraste da sua presença com a extensa linha do horizonte, e a sua relação com o título, proporcionam sem dúvida o tom desolado e metafórico desta composição. Apesar de ser uma paisagem, e esta dever sem dúvida à série "coup de vent" de Corot, este quadro deve mais a um entendimento simbolista (ou romântico) da natureza, como um estado de alma, do que propriamente ao naturalismo barbizoniano que dominava a pintura portuguesa da época. Incorporação: Transferência - Academia de Belas Artes de Lisboa
Origem / Historial: Adquirido pelo Legado Valmor ao artista em 1907-08.
Bibliografia | BRAGANÇA, José de - "O Museu de Arte Contemporânea". In Portugal: A arte, os monumentos, a paisagem, os costumes, as curiosidades/ Lisboa: Museu de Arte Contemporânea. Lisboa: Neogravura, s/ d. [c. 1936], pág. 11 | FIGUEIREDO, Maria Rosa, coord. - Portugal 1900. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2000, pág. 433 cor | FRANÇA, José-Augusto; COSTA, Lucília Verdelho da - Arte Portuguesa do século XIX. Lisboa: IPPC, 1988, pág. 256 p/b | MACEDO, Diogo de - Veloso Salgado e Luciano Freire. Colecção Museum. 2ª série, nº 4. Lisboa: MNAC, 1954, pág. 16 p/b | MATIAS, Maria Margarida - "O naturalismo na pintura". In RIO-CARVALHO, Manuel, dir. - História da Arte em Portugal: do Romantismo ao fim do século. Vol. 11. Lisboa: Alfa, 1986, pág. 112 | PAMPLONA, Fernando de - Dicionário de pintores e escultores portugueses ou que trabalharam em Portugal. Vol. 2. Lisboa: 1956, pág. 92 | PAMPLONA, Fernando de - Um século de pintura e escultura em Portugal (1830-1930). Porto: Livraria Tavares Martins, 1943, pág. 169-70 e 174 | Pintura portuguesa no Museu Nacional de Arte Contemporânea (Séculos XIX e XX). Lisboa: MNAC, 1927, pág. est. 23 cor | |
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