Museu:
Museu Nacional Machado de Castro
N.º de Inventário:
2587;P95
Denominação:
Cristo a caminho do Calvário / Série da sacristia da Sé Velha, Coimbra
Autores:
Simão Rodrigues (c.1560-1628)
Domingos Vieira Serrão (1570-1632)
Datação:
1608 d.C. - 1610 d.C.
Suporte:
Madeira de carvalho (seis tábuas dispostas na vertical)
Dimensões (cm):
altura: 130,5; comprimento: 144,2;
Descrição:
Pintura a óleo sobre madeira de carvalho, constituída por seis tábuas, dispostas na vertical, representando um dos episódios da Piaxão de Cristo: o caminho do Calvário.
O centro da composição fi deliberadamente deslocado para a direita e está marcado na diagonal pela travessa da cruz.
Cristo, de perfil para a direita, dobrado sob o peso do lenho, é a figura central da composição e por isso a mais iluminada, convergindo para ele o olhar do observador.
O cortejo de soldados romanos aparece à esquerda, numa forte concentração de figuras que contrasta claramente com o fundo de paisagem irreal, pintado em tons ácidos, à direita.
No catálogo da exposição "A Pintura Maneirista em Portugal", coordenado por Vitor Serrão (1995, no nº 17, pág.214), ao abordar a pintura com o mesmo tema da autoria de António Campelo, para o Mosteiro dos Jerónimos, o autor refere claramente as influências dessa obra nesta composição da sé de Coimbra.
Moldura de madeira, neste caso independente da pintura propriamente dita, com a parte externa lisa, pintada de preto, maior nos lados que nos topos; com perfil interno contracurvado, em vários níveis, e dourado.
Nas costas da pintura, assim como nas restantes desta série, havia uma camada de revestimento, monocromática, à base de resina, que terá servido de protecção às humidades. Foi analisada durante o processo de restauro, e está registada no relatório respectivo, da Porto Restauro (Proc. 29.05)
Incorporação:
Transferência - Sacristia da Sé de Coimbra