MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 3 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Machado de Castro
N.º de Inventário:
795;E132
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Escultura
Denominação:
Retábulo (fragmento)
Título:
Baptismo de Cristo
Datação:
1540 d.C.
Matéria:
Calcário
Técnica:
Baixo-relevo e meio-relevo
Dimensões (cm):
altura: 167; largura: 90;
Descrição:
Fragmento de retábulo em calcário composto por predela rectangular e painel central, separados por moldura saliente. O painel representa em meio-relevo o Baptismo de Cristo, por São João Baptista. Jesus, ao centro, tem as pernas imersas no leito do rio, enquanto São João, colocando a mão direita num plano mais elevado, estende o braço sobre a cabeça de Cristo, em atitude de baptismo, brotando da mão aberta a flama do Espírito Santo. À esquerda de Cristo está um anjo alado que contemplando a cena e segura na toalha. No topo do eixo central apresenta a pomba do Espírito Santo, rodeada por flamas e por filactera formando volutas. No fundo, à esquerda, o painel apresenta paisagem em baixo-relevo, constituída por árvore de folha miúda e tronco grosso, ao qual se agarra a figura de São João Baptista. Este, apresenta manto de pregas largas, dobradas e soltas, lançado sobre o ombro esquerdo, acompanhando a posição do corpo em serpentina. Cristo está envolto apenas com o perisónio, caindo obliquamente sobre as pernas, com nó largo e solto à esquerda. A predela, apresenta esculpida em baixo-relevo a Degolação de São João Baptista. Este, ajoelhado ao centro de mãos acorrentadas, surge entre uma figura feminina com um vestido leve e longo e uma masculina, de vestes militares, erguendo a espada que simula a acção da cena representada. Apresenta fundo arquitectónico, à esquerda envolto em arvoredo, e à direita destacando-se uma arquitectura com alçado de dois andares onde assoma uma personagem.
Incorporação:
Transferência - Conventos extintos. Mosteiro de Santa Maria de Celas. Coimbra
Origem / Historial:
* Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; Nº 19/2006; 18/07/2006* José Maria d' Andrade [1892] situa este retábulo no Refeitório do Mosteiro de Celas. A. N. Gonçalves [1974] situa-o ao lado do arco-cruzeiro na Igreja.
Multimédia

Tipo

Descrição

Imagem

imagem

Imagem

Número de inventário: ? Autor: Jorge Rocha Localização: MNMC

imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica