MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Friday, May 03, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional Machado de Castro
Inventory number:
4098;E134
Supercategory:
Arte
Category:
Escultura
Name:
Retábulo da Misericórdia
Title:
Virgem da Misericórdia
Date / Period:
XVI A.D
Material:
Calcário
Technique:
Baixo-relevo, alto-relevo, policromia
Measurments (cm):
height: 286; width: 312; depth: 31;
Description:
Retábulo em calcário (incompleto) de estrutura em tríptico de dois andares e enquadramento arquitectónico com pilastras coríntias no primeiro andar e colunas-balaústre no segundo. Invocativo de Nossa Senhora da Misericórdia, representada no painel central superior. Em cada um dos andares, dois painéis laterais ladeiam o painel central, mais largo. No primeiro andar, os encasamentos das pilastras que separam os painéis, albergam figuras de santos: São João Baptista, São Roque, São Jerónimo e São Sebastião. De acordo com a disposição actual dos painéis, a sua leitura inicia-se no painel central do 1º andar, com a cena da Visitação, segue para a esquerda com o Presépio ou Adoração dos Pastores, depois para o superior esquerdo, com a Adoração dos Magos, seguido do painel inferior direito com a Apresentação do Menino no Templo, do superior direito com a Fuga para o Egipto, terminando no painel central superior, com a representação da Virgem da Misericórdia. No painel da Visitação está representada a Virgem abraçando Santa Isabel, ladeadas à direita por duas figuras femininas e à esquerda por Zacarias, destacando-se de um fundo arquitectónico e árvores em baixo-relevo. No painel com a representação do Presépio destaca-se a Virgem e São José ladeando o Menino, rodeados por anjos, pastores e os animais, enquadrados num arco, através do qual se perspectiva fundo arquitectónico. A Adoração dos Magos está também perspectivada num fundo com arco, destacando-se ao centro a Virgem entronizada, com o Menino ao colo; à sua direita São José, à esquerda os Reis Magos com as ofertas Envolvendo a cena da Apresentação do Menino no Templo, novamente um arco de triunfo enquadra o fundo esculpido em perspectiva; em primeiro plano está a Virgem ajoelhada, com o Menino e o altar dispostos obliquamente, tendo atrás de si São José e uma figura feminina, mais atrás ainda outra figura, masculina, segurando as pontas de um dossel. A cena da Fuga para o Egipto enquadra-se ainda em arco, representando a Virgem e o Menino sentados no burro, em posição frontal, conduzido à direita por São José, destacando-se de fundo com paisagem campestre, onde está ainda presente um anjo. O painel central superior, representa a Virgem da Misericórdia, elevando-se sobre um querubim e o crescente lunar; tem o manto aberto, seguro por anjos, para albergar diversas figuras esculpidas em decrescente - do lado esquerdo santos e prelados, do direito o imperador e dignatários civis. Sobre este painel conserva-se ainda o entablamento do ático.
Incorporation:
Doação - Sr. Manuel da Silva
Origin / History:
* Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; Nº 19/2006; 18/07/2006* Este retábulo foi executado para a Igreja da Misericórdia de Coimbra, sobre a Igreja de São Tiago. Foi adossado à parede da Galeria da Renascença do Museu Nacional Machado de Castro, a 4 de Julho de 1961.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits