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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu: Museu Nacional Machado de Castro N.º de Inventário: 4098;E134 Denominação: Retábulo da Misericórdia Título: Virgem da Misericórdia Técnica: Baixo-relevo, alto-relevo, policromia Dimensões (cm): altura: 286; largura: 312; profundidade: 31; Descrição: Retábulo em calcário (incompleto) de estrutura em tríptico de dois andares e enquadramento arquitectónico com pilastras coríntias no primeiro andar e colunas-balaústre no segundo. Invocativo de Nossa Senhora da Misericórdia, representada no painel central superior.
Em cada um dos andares, dois painéis laterais ladeiam o painel central, mais largo. No primeiro andar, os encasamentos das pilastras que separam os painéis, albergam figuras de santos: São João Baptista, São Roque, São Jerónimo e São Sebastião.
De acordo com a disposição actual dos painéis, a sua leitura inicia-se no painel central do 1º andar, com a cena da Visitação, segue para a esquerda com o Presépio ou Adoração dos Pastores, depois para o superior esquerdo, com a Adoração dos Magos, seguido do painel inferior direito com a Apresentação do Menino no Templo, do superior direito com a Fuga para o Egipto, terminando no painel central superior, com a representação da Virgem da Misericórdia.
No painel da Visitação está representada a Virgem abraçando Santa Isabel, ladeadas à direita por duas figuras femininas e à esquerda por Zacarias, destacando-se de um fundo arquitectónico e árvores em baixo-relevo.
No painel com a representação do Presépio destaca-se a Virgem e São José ladeando o Menino, rodeados por anjos, pastores e os animais, enquadrados num arco, através do qual se perspectiva fundo arquitectónico. A Adoração dos Magos está também perspectivada num fundo com arco, destacando-se ao centro a Virgem entronizada, com o Menino ao colo; à sua direita São José, à esquerda os Reis Magos com as ofertas
Envolvendo a cena da Apresentação do Menino no Templo, novamente um arco de triunfo enquadra o fundo esculpido em perspectiva; em primeiro plano está a Virgem ajoelhada, com o Menino e o altar dispostos obliquamente, tendo atrás de si São José e uma figura feminina, mais atrás ainda outra figura, masculina, segurando as pontas de um dossel.
A cena da Fuga para o Egipto enquadra-se ainda em arco, representando a Virgem e o Menino sentados no burro, em posição frontal, conduzido à direita por São José, destacando-se de fundo com paisagem campestre, onde está ainda presente um anjo.
O painel central superior, representa a Virgem da Misericórdia, elevando-se sobre um querubim e o crescente lunar; tem o manto aberto, seguro por anjos, para albergar diversas figuras esculpidas em decrescente - do lado esquerdo santos e prelados, do direito o imperador e dignatários civis. Sobre este painel conserva-se ainda o entablamento do ático. Incorporação: Doação - Sr. Manuel da Silva
Origem / Historial: * Forma de Protecção: classificação;
Nível de Classificação: interesse nacional;
Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas;
Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro;
Acto Legislativo: Decreto; Nº 19/2006; 18/07/2006*
Este retábulo foi executado para a Igreja da Misericórdia de Coimbra, sobre a Igreja de São Tiago.
Foi adossado à parede da Galeria da Renascença do Museu Nacional Machado de Castro, a 4 de Julho de 1961.
Bibliografia | AA.VV. - Museu Nacional Machado de Castro, Roteiro. Lisboa: IPM, 2005, pág. 65, nº 25 | BORGES, Nelson Correia - João de Ruão, Escultor da Renascença Coimbrã. Coimbra: F.L.U.C., 1980, pág. 18 | CORREIA, Vergílio - Obras, vol. II. Coimbra: 1949, pág. 58 | CORREIA, Vergílio - Secções de Arte e Arqueologia. Coimbra: MNMC, 1941, pág. 41, nº 90 | DIAS, Pedro - A Presença de Artistas Franceses no Portugal de Quinhentos, in Mundo da Arte, nº15. Coimbra: 1983, pág. 18 | GONÇALVES, António Nogueira - Estudos de História da Arte da Renascença. Porto: 1979, pág. 177-179; 248-258 | SALTEIRO, Ilídio - Arquitectura retabular do Séc. XVI, Dissertação de Mestrado apres. à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Univ. Nova. Lisboa: 1986, pág. 71 | SANTOS, Reynaldo dos - A Escultura em Portugal. Lisboa: 1950, pág. 42 | SILVA, Armando Carneiro - "Um Inventário Seiscentista da Misericórdia de Coimbra", in Munda, nº9: 1985, pág. 33 | |
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