MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 27 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Machado de Castro
N.º de Inventário:
861;E106
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Escultura
Denominação:
Retábulo de Santa Clara
Datação:
1540 d.C. - 1550 d.C.
Matéria:
Calcário
Técnica:
Policromia e douradura, alto, médio e baixo relevo
Dimensões (cm):
altura: 305; largura: 178;
Descrição:
Retábulo em calcário policromado, organizado em tríptico de dois andares, sob a invocação de Santa Clara, representada no painel central. Apresenta banco liso, sobre o qual se elevam os três painéis rectangulares do primeiro andar, sendo o central mais largo e os laterais mais estreitos, separados por pilastras decoradas com meias-lua e bola, sob entablamento. Os painéis laterais albergam São Francisco de Assis (de mãos levantadas exibindo os estigmas) e Santo António segurando na mão direita um livro aberto. Ambos envergando hábito franciscano com o cinto de três nós, tal como Santa Clara, enquadrada no painel central. Neste painel, está representada em fundo a fachada de um edifício civil renascentista. A fachada, com janelas, entablamento e frontão curvo, está construída em ângulos, recuando ao centro para albergar a figura da santa. O primeiro e o segundo andar são separados por entablamento decorado com volutas de acanto, destacando-se dois modilhões em voluta, nos quais assentam as bases de colunas-balaustre que apresenta o segundo andar. Este andar é separado por estas colunas, em tríptico, sendo também o painel central mais largo. Apresenta a representação do Pentecostes: ao centro, está a Virgem Maria, sentada num trono, orante, com grande auréola dourada, que se destaca num portal com arco abatido, no qual a Virgem se insere. As figuras dos Apóstolos enquadram-se em fundo com vãos abertos, em arco de volta perfeita, representados em dois grupos, de joelhos, com rostos erguidos, dispostos em perspectiva ascendente; nos painéis laterais dispõem-se ainda dois Apóstolos, de cada um dos lados,igualmente perspectivados sob janels em arco redondo pintado. O retábulo é coroado com frontão curvo, abobadado em caixotões, assente sobre cornija lisa, saliente, e friso decorado com motivos acantiformes e mascarões. Tem no tímpano esculpida a pomba do Espírito Santo, aureolada a ouro e com flâmulas vermelhas.
Incorporação:
Transferência - Conventos extintos. Convento de Santa Clara. Coimbra
Origem / Historial:
* Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; Nº 19/2006; 18/07/2006* A Capela de Santa Clara situava-se no convento de Santa Clara, no quarto lanço do Dormitório de Cima. Este retábulo foi adossado à parede da Galeria da Renascença a 4 de Julho de 1961.

Título

Local

Data Início

Encerramento

N.º Catálogo

Exposição Antoniana - iconográfica e bibliográfica

MNMC, Coimbra

1965

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica