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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu: Museu Nacional Machado de Castro N.º de Inventário: 861;E106 Denominação: Retábulo de Santa Clara Datação: 1540 d.C. - 1550 d.C. Técnica: Policromia e douradura, alto, médio e baixo relevo Dimensões (cm): altura: 305; largura: 178; Descrição: Retábulo em calcário policromado, organizado em tríptico de dois andares, sob a invocação de Santa Clara, representada no painel central.
Apresenta banco liso, sobre o qual se elevam os três painéis rectangulares do primeiro andar, sendo o central mais largo e os laterais mais estreitos, separados por pilastras decoradas com meias-lua e bola, sob entablamento. Os painéis laterais albergam São Francisco de Assis (de mãos levantadas exibindo os estigmas) e Santo António segurando na mão direita um livro aberto. Ambos envergando hábito franciscano com o cinto de três nós, tal como Santa Clara, enquadrada no painel central. Neste painel, está representada em fundo a fachada de um edifício civil renascentista. A fachada, com janelas, entablamento e frontão curvo, está construída em ângulos, recuando ao centro para albergar a figura da santa.
O primeiro e o segundo andar são separados por entablamento decorado com volutas de acanto, destacando-se dois modilhões em voluta, nos quais assentam as bases de colunas-balaustre que apresenta o segundo andar.
Este andar é separado por estas colunas, em tríptico, sendo também o painel central mais largo. Apresenta a representação do Pentecostes: ao centro, está a Virgem Maria, sentada num trono, orante, com grande auréola dourada, que se destaca num portal com arco abatido, no qual a Virgem se insere. As figuras dos Apóstolos enquadram-se em fundo com vãos abertos, em arco de volta perfeita, representados em dois grupos, de joelhos, com rostos erguidos, dispostos em perspectiva ascendente; nos painéis laterais dispõem-se ainda dois Apóstolos, de cada um dos lados,igualmente perspectivados sob janels em arco redondo pintado.
O retábulo é coroado com frontão curvo, abobadado em caixotões, assente sobre cornija lisa, saliente, e friso decorado com motivos acantiformes e mascarões. Tem no tímpano esculpida a pomba do Espírito Santo, aureolada a ouro e com flâmulas vermelhas. Incorporação: Transferência - Conventos extintos. Convento de Santa Clara. Coimbra
Origem / Historial: * Forma de Protecção: classificação;
Nível de Classificação: interesse nacional;
Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas;
Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro;
Acto Legislativo: Decreto; Nº 19/2006; 18/07/2006*
A Capela de Santa Clara situava-se no convento de Santa Clara, no quarto lanço do Dormitório de Cima.
Este retábulo foi adossado à parede da Galeria da Renascença a 4 de Julho de 1961.
Bibliografia | CORREIA, Vergílio - Secções de Arte e Arqueologia. Coimbra: MNMC, 1941, pág. 42,nº96 | Exposição Antoniana - iconográfica e bibliográfica (cat. exp.). MNMC, Coimbra: 1965, pág. p.9, nº4, fig.3 | Museu Machado de Castro - Notas. Coimbra: 1916, pág. pág. 26 | PERES, Damião - História da Arte em Portugal. Porto: Portucalense Editora, 1948, pág. 34 | SALTEIRO, Ilídio - Arquitectura retabular do Séc. XVI, Dissertação de Mestrado apres. à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Univ. Nova. Lisboa: 1986, pág. 102 | SANTOS, Reynaldo dos - A Escultura em Portugal. Lisboa: 1950, pág. pág. 40 | |
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