MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quarta-feira, 8 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Machado de Castro
N.º de Inventário:
3347;E146
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Escultura
Denominação:
São Paulo
Datação:
1558 d.C. - 1565 d.C.
Matéria:
Calcário
Dimensões (cm):
altura: 150;
Descrição:
Escultura de vulto pleno, em calcário, representando São Paulo. Apresenta-se em pé, com cabeleira pelas costas longa e ligeiramente ondulada, e barba igualmente longa e bifurcada; o rosto define-se por olhos rasgados, nariz afilado, lábios escondidos por farto bigode e malares salientes. Veste túnica longa, ablusada na cintura por um cinto de couro; tem um manto sobre o ombro esquerdo, trespassado na frente, e calça sandálias. Segura na mão esquerda uma longa espada invertida, seu atributo pessoal Assenta numa base de formato circular.
Incorporação:
Outro - Troca - José Vitorino Baptista dos Santos
Origem / Historial:
* Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; Nº 19/2006; 18/07/2006* Pertence à Capela do Tesoureiro, proveniente da Igreja de São Domingos, Coimbra, incorporada no Museu em 1963. A escultura era propriedade de José Vitorino Baptista dos Santos, e encontrava-se na sua quinta em Coselhas. O proprietário cedeu-o ao Museu, em troca de um altar de talha; ficou em depósito em 1916, mas foi apenas incorporado em 1920.
Bibliografia

Bibliografia

BORGES, Nelson Correia - A Capela do Tesoureiro. Coimbra: Museu Machado de Castro, 1980, pág. -

BORGES, Nelson Correia - João de Ruão, Escultor da Renascença Coimbrã. Coimbra: F.L.U.C., 1980, pág. pág.74/76

CORREIA, Vergílio - Secções de Arte e Arqueologia. Coimbra: MNMC, 1941, pág. pág.45, nº15

SANTOS, Reynaldo dos - A Escultura em Portugal. Lisboa: 1950, pág. pág. 44

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica