MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 27 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Machado de Castro
N.º de Inventário:
11224;E148
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Escultura
Denominação:
São Tiago
Datação:
1558 d.C. - 1565 d.C.
Matéria:
Calcário
Dimensões (cm):
altura: 148;
Descrição:
Escultura de vulto perfeito, em calcário, representando São Tiago apóstolo. Apresenta-se em pé, descalço, com longo cabelo apartado a meio, e barba bifurcada alongando o rosto; este, define-se por olhos rasgados, nariz afilado, lábios finos e boca entreaberta, deixando ver os dentes. Veste túnica longa, presa por cinto de couro com fivela; tem um manto pelos ombros, preso ao pescoço com botão e trespassando na frente; e nas costas, sobre o manto, tem um chapeirão de peregrino, que é preso na frente por cordão com nó. Segura na mão esquerda um livro aberto, e na direita um bordão (mutilado). Assenta numa base de formato circular.
Incorporação:
Doação - MNAA - Colecção Comandante Vilhena
Origem / Historial:
* Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; Nº 19/2006; 18/07/2006* Pertence à Capela do Tesoureiro, proveniente da Igreja de São Domingos, Coimbra, e incorporada no Museu em 1963. A escultura pertencia à colecção Comandante Vilhena, no MNAA, tendo sido doado ao Museu e recolocado na Capela do Tesoureiro em 1980/81, no âmbito das comemorações do centenário de João de Ruão.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica