MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Monday, April 29, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional Machado de Castro
Inventory number:
1242;E280
Supercategory:
Arte
Category:
Escultura
Name:
Cristo Crucificado
Date / Period:
1501 A.D - 1510 A.D
Material:
Madeira
Measurments (cm):
height: 215; width: 135; depth: 32;
Description:
Escultura de vulto em madeira, representando Jesus Cristo Crucificado, pertencente a um Calvário. A figura de Cristo encontra-se pregado na cruz, por três pregos, um em cada mão e outro nos pés sobrepostos. Tem cabelos longos e ligeiramente ondulados, e barba bifurcada; cendal com laçada à direita, algo esvoaçante. Os braços e a parte superior do tronco apresentam-se algo atrofiados, se comparados com a robustez de formas das coxas e do ventre - denotando-se ainda a ligação a cânones góticos.
Incorporation:
Compra - Encontrava-se no Paço Episcopal (Igreja de São João de Almedina) quando este foi adquirido pelo estado.
Origin / History:
* Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; Nº 19/2006; 18/07/2006* Foi mandado executar pelo Bispo-Conde D. Jorge de Almeida.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits