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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Machado de Castro
N.º de Inventário:
857;E98
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Escultura
Denominação:
Retábulo de São Miguel Arcanjo
Datação:
1537 d.C.
Matéria:
Calcário
Técnica:
Alto-relevo, baixo-relevo e policromia
Dimensões (cm):
altura: 355; largura: 210;
Descrição:
Retábulo de calcário policromado, em alto-relevo, com representação de São Miguel Arcanjo em meio vulto, de corpo inteiro e de pé, envergando trajes militares. Apresenta-se adossado ao painel apenas pelas asas, grandes, douradas e abertas, e pelo largo manto; enverga armadura à época, inteira sobre cota de malha até às coxas, cingida por faixa pendente com borlas. Possui um rosto de feições femininas, sobrancelhas finas, nariz afilado e boca pequena, emoldurado pelos cabelos aos caracóis. Com a mão esquerda deveria segurar a balança (hoje desaparecida), e com o braço direito erguido, ostentaria uma espada (igualmente desaparecida). Pela posição dos braços desenha-se o ato de desembainhar a espada para desferir o golpe. A seus pés, um demónio de corpo inteiro, desnudo estendido ao comprido, com patas de ave de rapina e asas de morcego. O painel é abobadado com dossel de caixotões sob cimalha saliente. É coroado por friso de volutas vegetalistas, enrolando-se entre dois medalhões abertos com bustos de santas inscritos no interior. O dossel apoia-se sobre colunas em balaustre, assentes em pilastras quadrangulares ornamentadas com motivos renascentistas. O painel é enquadrado lateralmente por pilastra fina, ornamentada, que continua o último tramo do dossel. No nível superior do painel, duas pilastras, com o centro decorado por círculo com inscrições, que no nível inferior desaparecem sob um corpo arquitectónico de três andares semi-circulares, que se abre em balcões até às pilastras dianteiras. Nesses balcões, aparecem pequeninos bustos, dos quais se destacaria, à direita, o de Santo António, identificado por inscrição. A estrutura retabular assenta sobre banco trapezoidal delimitado por duas volutas. Sobre o banco corre uma predela com querubins nos modilhões laterais e friso de volutas em acanto, com cartelas e medalhão com figura feminina ao centro. No interior está gravada uma inscrição relativa a São Miguel Arcanjo (vide Legenda/inscrição).
Incorporação:
Transferência - Conventos extintos - Convento de Santa Clara - Coimbra
Origem / Historial:
* Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; Nº 19/2006; 18/07/2006* Estava colocado no Altar de São Miguel, no Coro de Cima (convento de Santa Clara). Foi adossado à parede da Galeria do Museu a 4 de Julho de 1961.

Bibliografia

A Escultura de Coimbra do Gótico ao Maneirismo (cat. exp.). Coimbra: Câmara Municipal de Coimbra, 2003, pág. 131

BORGES, Nelson Correia - João de Ruão, Escultor da Renascença Coimbrã. Coimbra: F.L.U.C., 1980, pág. pág. 50

CORREIA, Vergílio - Secções de Arte e Arqueologia. Coimbra: MNMC, 1941, pág. pág. 42

DIAS, Pedro - A Arquitectura de Coimbra na Transição do Gótico para a Renascença, 1490-1540. Coimbra: Epartur, 1982, pág. pág. 228

GONÇALVES, António Nogueira - Estudos de História da Arte da Renascença. Porto: 1979, pág. pág. 147

Museu Machado de Castro - Notas. Coimbra: 1916, pág. pág. 26

PERES, Damião - História da Arte em Portugal. Porto: Portucalense Editora, 1948, pág. pág. 336

SALTEIRO, Ilídio - Arquitectura retabular do Séc. XVI, Dissertação de Mestrado apres. à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Univ. Nova. Lisboa: 1986, pág. 48-49

SANTOS, Reynaldo dos - A Escultura em Portugal. Lisboa: 1950, pág. Est. LXXV

VITRY, Paul - Essai sur l'oeuvre des Sculpteurs Français au Portugal. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1933, pág. pág. 24

 
     
     
   
     
     
     
 
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