MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Monday, May 06, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional Machado de Castro
Inventory number:
1969;E298
Supercategory:
Arte
Category:
Escultura
Name:
Virgem da Piedade
Title:
Pietá
Authors:
Manuel da Costa Pereira
Sousa, Cipriano da Cruz, Frei
Date / Period:
1685 A.D - 1690 A.D
Material:
Madeira de castanho
Technique:
Escultura de madeira estofada e policromada
Measurments (cm):
height: 137; width: 152; depth: 64,5;
Description:
Escultura de vulto em madeira policromada e estofada, representando uma Piedade ou Pietá. A Virgem Maria de corpo inteiro, sentada, sustenta o corpo inerte de seu filho, apoiando-lhe a cabeça com a mão direita, e segurando-lhe o braço com a esquerda. Apresenta-se coberta por amplos panejamentos em tons de vermelho, azul e ouro, estofados e com decoração aplicada, formando motivos vegetalistas. Tem túnica muito ampla, touca branca e, sobre ela, um manto que envolve toda a composição. O rosto é marcado pelos olhos grandes, congestionados, virados para o alto, em gesto de resignação e dramatismo. A figura de Jesus Cristo, estendido obliquamente no regaço da mãe, apoia os pés moribundos no solo. Apresenta grandes semelhanças anatómicas com a sua representação na Visão de Santa Lutgarda (E241) - músculos, tórax, pés, perisónio e, muito particularmente, a cabeça que possui igual tratamento, em especial a barba e os cabelos. O suporte da escultura, em madeira de castanho, encontra-se em bom estado, o que garante a apreciação dos aspectos compositivos. Apresenta, no entanto, repolicromias parciais que ocultam aspectos relevantes da policromia original. Por exemplo, o sudário e o perisónio, actualmente brancos, eram ambos integralmente dourados. Possui ainda lacunas profundas na carnação de Cristo, afectando também o suporte, e denota envelhecimento de materiais recentes, o que modifica a percepção da paleta de cores e, do ponto de vista iconográfico, a sua simbologia.
Incorporation:
Outro - Desconhecido. Igreja do Colégio de São Bento.
Origin / History:
* Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; Nº 19/2006; 18/07/2006* É proveniente da Igreja do Colégio de São Bento, demolida em 1932.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits