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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu: Museu Nacional Machado de Castro N.º de Inventário: 1969;E298 Denominação: Virgem da Piedade Datação: 1685 d.C. - 1690 d.C. Matéria: Madeira de castanho Técnica: Escultura de madeira estofada e policromada Dimensões (cm): altura: 137; largura: 152; profundidade: 64,5; Descrição: Escultura de vulto em madeira policromada e estofada, representando uma Piedade ou Pietá. A Virgem Maria de corpo inteiro, sentada, sustenta o corpo inerte de seu filho, apoiando-lhe a cabeça com a mão direita, e segurando-lhe o braço com a esquerda. Apresenta-se coberta por amplos panejamentos em tons de vermelho, azul e ouro, estofados e com decoração aplicada, formando motivos vegetalistas. Tem túnica muito ampla, touca branca e, sobre ela, um manto que envolve toda a composição. O rosto é marcado pelos olhos grandes, congestionados, virados para o alto, em gesto de resignação e dramatismo.
A figura de Jesus Cristo, estendido obliquamente no regaço da mãe, apoia os pés moribundos no solo. Apresenta grandes semelhanças anatómicas com a sua representação na Visão de Santa Lutgarda (E241) - músculos, tórax, pés, perisónio e, muito particularmente, a cabeça que possui igual tratamento, em especial a barba e os cabelos.
O suporte da escultura, em madeira de castanho, encontra-se em bom estado, o que garante a apreciação dos aspectos compositivos. Apresenta, no entanto, repolicromias parciais que ocultam aspectos relevantes da policromia original. Por exemplo, o sudário e o perisónio, actualmente brancos, eram ambos integralmente dourados. Possui ainda lacunas profundas na carnação de Cristo, afectando também o suporte, e denota envelhecimento de materiais recentes, o que modifica a percepção da paleta de cores e, do ponto de vista iconográfico, a sua simbologia. Incorporação: Outro - Desconhecido. Igreja do Colégio de São Bento.
Origem / Historial: * Forma de Protecção: classificação;
Nível de Classificação: interesse nacional;
Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas;
Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro;
Acto Legislativo: Decreto; Nº 19/2006; 18/07/2006*
É proveniente da Igreja do Colégio de São Bento, demolida em 1932.
Bibliografia | AA.VV. - Museu Nacional Machado de Castro, Roteiro. Lisboa: IPM, 2005, pág. 66, nº 29 | ALCOFORADO, Ana e LE GAC Agnès - Frei Cipriano da Cruz em Coimbra. Coimbra: Coimbra Capital Nacional da Cultura, 2003, pág. 146-147 | ANDRADE, Sérgio Guimarães de - Escultura Portuguesa. Lisboa: CTT Correios de Portugal, 1997, pág. 50-51 | BEAUMONT, Maria Alice - As 50 melhores Obras de Arte em Museus Portugueses. Lisboa: 1991, pág. 116-118 | CORREIA, Vergílio - Secções de Arte e Arqueologia. Coimbra: MNMC, 1941, pág. pág. 62, nº8 | CORREIA, Vergílio; GONÇALVES, António Nogueira - Inventário Artístico de Portugal - Cidade de Coimbra. Lisboa: 1947, pág. est. LI | MOURA, Carlos - História da Arte em Portugal - O Limiar do Barroco. Lisboa: Alfa, 1988, pág. pág. 92/100 | Museu Machado de Castro - Notas. Coimbra: 1916, pág. 52 | PEREIRA, Paulo - História da Arte Portuguesa, vol.III. Lisboa: 1995, pág. 31 | PIMENTEL, A.F.; Favre, J: F., Grunewald, D., Debicki, J. - Histoire de l'Art. Paris: Hachette Éducation, 1995, pág. 161 | SANTOS, Reynaldo dos - A Escultura em Portugal. Lisboa: 1950, pág. pág. 56, CVII | SANTOS, Reynaldo dos - História da Arte em Portugal. Porto: 1953, pág. 95 | SANTOS, Reynaldo dos - Historia del Arte Portugués. Barcelona: Ed. Labor S.A., 1960, pág. pág. 168 | SANTOS, Reynaldo dos - Oito Séculos de Arte Portuguesa. Lisboa: s/d, pág. p. 340-341 | SMITH, Robert - Frei Cipriano da Cruz, Escultor de Tibães. Porto: 1968, pág. 97-98 | SMITH, Robert C. - The Art of Portugal, 1500-1800. London: 1968, pág. 162 | VASCONCELOS, Flórido de e Marcelo de Morais - As nossas estátuas e imagens. Lisboa: 1957, pág. 107, est.44 | |
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