Museu:
Museu Nacional Machado de Castro
N.º de Inventário:
1969;E298
Denominação:
Virgem da Piedade
Datação:
1685 d.C. - 1690 d.C.
Matéria:
Madeira de castanho
Técnica:
Escultura de madeira estofada e policromada
Dimensões (cm):
altura: 137; largura: 152; profundidade: 64,5;
Descrição:
Escultura de vulto em madeira policromada e estofada, representando uma Piedade ou Pietá. A Virgem Maria de corpo inteiro, sentada, sustenta o corpo inerte de seu filho, apoiando-lhe a cabeça com a mão direita, e segurando-lhe o braço com a esquerda. Apresenta-se coberta por amplos panejamentos em tons de vermelho, azul e ouro, estofados e com decoração aplicada, formando motivos vegetalistas. Tem túnica muito ampla, touca branca e, sobre ela, um manto que envolve toda a composição. O rosto é marcado pelos olhos grandes, congestionados, virados para o alto, em gesto de resignação e dramatismo.
A figura de Jesus Cristo, estendido obliquamente no regaço da mãe, apoia os pés moribundos no solo. Apresenta grandes semelhanças anatómicas com a sua representação na Visão de Santa Lutgarda (E241) - músculos, tórax, pés, perisónio e, muito particularmente, a cabeça que possui igual tratamento, em especial a barba e os cabelos.
O suporte da escultura, em madeira de castanho, encontra-se em bom estado, o que garante a apreciação dos aspectos compositivos. Apresenta, no entanto, repolicromias parciais que ocultam aspectos relevantes da policromia original. Por exemplo, o sudário e o perisónio, actualmente brancos, eram ambos integralmente dourados. Possui ainda lacunas profundas na carnação de Cristo, afectando também o suporte, e denota envelhecimento de materiais recentes, o que modifica a percepção da paleta de cores e, do ponto de vista iconográfico, a sua simbologia.
Incorporação:
Outro - Desconhecido. Igreja do Colégio de São Bento.