MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Sunday, May 05, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional Soares dos Reis
Inventory number:
255 Pin CMFC/ MNSR
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Name:
Senhora
Date / Period:
1870 A.D - 1939 A.D
Holder:
Madeira
Technique:
Óleo
Measurments (cm):
height: 27,7; width: 21,3;
Description:
Retrato de senhora a meio corpo, representada a três quartos voltada para a esquerda, com rosto praticamente de perfil. A senhora está sentada numa cadeira, sendo visível no lado direito parte das costas da mesma. Está vestida de negro, com um amplo laço que remata o traje junto ao pescoço e deixa à vista a gola branca de uma camisa. Junto à gola, sobre o laço, há um elemento dourado que parece uma cruz. Também à volta do pescoço, sobre o tecido escuro, um fio dourado que se une num nó junto ao laço e desce até à altura da cintura, de onde pende um outro elemento decorativo (uma flor?); deste elemento prolonga-se um duplo fio, curvando para a direita e prendendo na cintura. Na cabeça, um toucado com flores e tiras de tecido negro que pendem sobre o cabelo. Tem o rosto rosado, com feições vincadas, de nariz e queixo salientes. Nas orelhas, uns brincos singelos de pendente, com pedra escura. O fundo é neutro, castanho, tratado em pinceladas verticais, com um tratamento muito próximo da configuração da própria madeira de suporte.
Incorporation:
Doação - Doação de Maria da Luz de Melo e Castro.
Origin / History:
A Casa-Museu Fernando de Castro foi a residência de Fernando de Castro (1888-1946), negociante, poeta, caricaturista e coleccionador. Durante a sua vida reuniu um número significativo de peças e decorou a sua casa, com o objectivo de nela criar um museu. Tendo falecido sem ter concretizado essa intenção, sua irmã e única herdeira, Maria da Luz de Araújo e Castro, veio satisfazer este desejo através da doação feita por ela ao Estado do imóvel e recheio da actual Casa-Museu Fernando de Castro. Pelo decreto-lei n.º 385/60, publicado no Diário de Governo, n.º 261 - 1ª série, de 15 de Dezembro de 1951, passou a Casa-Museu Fernando de Castro a ficar anexa ao Museu Nacional de Soares dos Reis que tomou conta da sua administração em 22 de Abril de 1952. A inscrição existente no reverso, que dá sugestões de correcção de representação de aspectos físicos da figura, pode indiciar que esta obra é um estudo para um retrato futuro.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits