MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 3 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
253 Pin CMFC/ MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Costurando
Datação:
1870 d.C. - 1939 d.C.
Suporte:
Tela
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 92; largura: 73,5;
Descrição:
Cena de interior, de quotidiano doméstico feminino. Num recanto de espaço interior, junto a uma ampla janela, estão representadas duas figuras de mulheres jovens. Do lado direito, uma das figuras está sentada numa cadeira, representada de corpo inteiro, de costas, voltada a três quartos para a esquerda, em frente a uma máquina de costura na qual apoia o braço esquerdo, olhando na direção da janela. Traja saia azul franzida e comprida, de tonalidade pouco definida, entre o verde e o azul, e blusa lilás. Tem o cabelo apanhado atrás, em pucho, deixando ver a metade esquerda do rosto. A outra figura está posicionada na metade esquerda da composição, de pé, voltada de perfil para a direita, cabeça dirigida para baixo, observando o trabalho de costura que segura nas mãos. Tem também o cabelo penteado para trás, atado com um pucho na parte posterior da cabeça. Traja blusa clara sobre saia ampla e comprida, em tons lilás. Além do mobiliário simples, que se resume à máquina de costura, cadeira e banco, nada mais existe no espaço. Salienta-se na estrutura da composição o rodapé e o perfil da janela em tons de castanho avermelhado e a luz intensa que ilumina o espaço e recorta as figuras. Um dos aspectos centrais desta composição é o facto de a entrada de luz se fazer pela janela frontal, o que condiciona a definição das formas e o tratamento do recorte das figuras e determina o trabalho das cores em sombra.
Incorporação:
Doação - Doação de Maria da Luz de Melo e Castro.
Origem / Historial:
A Casa-Museu Fernando de Castro foi a residência de Fernando de Castro (1888-1946), negociante, poeta, caricaturista e coleccionador. Durante a sua vida reuniu um número significativo de peças e decorou a sua casa, com o objectivo de nela criar um museu. Tendo falecido sem ter concretizado essa intenção, sua irmã e única herdeira, Maria da Luz de Araújo e Castro, veio satisfazer este desejo através da doação feita por ela ao Estado do imóvel e recheio da actual Casa-Museu Fernando de Castro. Pelo decreto-lei n.º 385/60, publicado no Diário de Governo, n.º 261 - 1ª série, de 15 de Dezembro de 1951, passou a Casa-Museu Fernando de Castro a ficar anexa ao Museu Nacional de Soares dos Reis que tomou conta da sua administração em 22 de Abril de 1952.

Título

Local

Data Início

Encerramento

N.º Catálogo

Imagens da Família. Arte portuguesa 1801-1992

Portugal: Caldas da Rainha, MJM

1994

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica