MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Monday, May 06, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional Soares dos Reis
Inventory number:
116 Pin CMFC/ MNSR
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Name:
Poldras
Date / Period:
1870 A.D - 1939 A.D
Holder:
Tela colada sobre cartão
Technique:
Óleo
Measurments (cm):
height: 29; width: 42;
Description:
Paisagem com um riacho e vegetação que ocupa cerca da terça parte inferior da composição. Este trecho está ladeado por dois corpos rochosos com vegetação, musgo e árvores, ambos a cotas mais altas. Na margem direita, uma acumulação de pedras assemelha-se a uma represa, de que é visível, num ponto da margem inferior direita, uma pequena mancha de água, numa cota superior ao riacho. Tendo por comparação a obra para a qual esta serve de estudo, a água da represa cai para o curso de água do primeiro plano, que estreitece e se dirige para o centro da composição. Toda a metade do lado direito da composição está mais iluminada. Em contrapartida, no corpo rochoso do lado esquerdo, temos uma massa mais indistinta de vegetação e parede lisa, em penumbra. Entre os reflexos da água no riacho estão esboçadas algumas pequenas rochas e ao fundo, na terça parte superior da obra, um céu azul pálido, com algumas nuvens pouco definidas, em tons de brancos. Esta obra é o estudo para a pintura "Paisagem" com o N.º Inv.º 1 Pin CMFC (colecção da Casa Museu Fernando de Castro/ Museu Nacional de Soares dos Reis).
Incorporation:
Doação - Doação de Maria da Luz de Melo e Castro.
Origin / History:
A Casa-Museu Fernando de Castro foi a residência de Fernando de Castro (1888-1946), negociante, poeta, caricaturista e coleccionador. Durante a sua vida reuniu um número significativo de peças e decorou a sua casa, com o objectivo de nela criar um museu. Tendo falecido sem ter concretizado essa intenção, sua irmã e única herdeira, Maria da Luz de Araújo e Castro, veio satisfazer este desejo através da doação feita por ela ao Estado do imóvel e recheio da actual Casa-Museu Fernando de Castro. Pelo decreto-lei n.º 385/60, publicado no Diário de Governo, n.º 261 - 1ª série, de 15 de Dezembro de 1951, passou a Casa-Museu Fernando de Castro a ficar anexa ao Museu Nacional de Soares dos Reis que tomou conta da sua administração em 22 de Abril de 1952. Esta obra é o estudo para a pintura com o número de inventário 1 da colecção da Casa Museu Fernando de Castro, Paisagem.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits