MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Wednesday, May 01, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional Soares dos Reis
Inventory number:
278 Pin CMFC/ MNSR
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Name:
Cabeça de rapariga
Date / Period:
1870 A.D - 1939 A.D
Holder:
Tela colada sobre cartão
Technique:
Óleo
Measurments (cm):
height: 19,3; width: 12,5;
Description:
Figura de menina, a meio corpo, representada a três quartos virada para a esquerda e a cabeça em posição frontal. A figura ocupa três quartos da altura do quadro e é bem distinta a forma de tratamento da cabeça, pintada com mais pormenor, que contrasta com a envolvente do rosto, com o corpo, em esboço, e com a tela branca. A menina tem um lenço azul a envolver-lhe a parte posterior da cabeça, que cai para trás das costas e é visível sobre o ombro do lado direito, onde se vêem uns apontamentos de vermelho e amarelo do estampado do tecido. O cabelo castanho que lhe cai sobre a fronte cria uma intensidade de contraste de cor que não se verifica em qualquer outro espaço da composição. Traja uma veste castanha, esboçada e, em parte, somente delineada: na zona dos braços e na parte inferior do tronco, o pintor limitou-se quase só ao desenho do contorno com um pincel fino. Grande parte da tela é deixada à vista com o branco de preparação o que revela o estado de esboço deste estudo. A área central da obra apresenta um fundo de pinceladas soltas de tonalidade verde. Destaca-se uma pequena área, na envolvente da figura, um branco luminoso que envolve o lenço azul da cabeça.
Incorporation:
Doação - Doação de Maria da Luz de Melo e Castro.
Origin / History:
A Casa-Museu Fernando de Castro foi a residência de Fernando de Castro (1888-1946), negociante, poeta, caricaturista e coleccionador. Durante a sua vida reuniu um número significativo de peças e decorou a sua casa, com o objectivo de nela criar um museu. Tendo falecido sem ter concretizado essa intenção, sua irmã e única herdeira, Maria da Luz de Araújo e Castro, veio satisfazer este desejo através da doação feita por ela ao Estado do imóvel e recheio da actual Casa-Museu Fernando de Castro. Pelo decreto-lei n.º 385/60, publicado no Diário de Governo, n.º 261 - 1ª série, de 15 de Dezembro de 1951, passou a Casa-Museu Fernando de Castro a ficar anexa ao Museu Nacional de Soares dos Reis que tomou conta da sua administração em 22 de Abril de 1952.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits