MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
segunda-feira, 29 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional do Azulejo
N.º de Inventário:
MNAz 160 Esc
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Escultura
Denominação:
Presépio da Madre de Deus - altares laterais
Título:
Grupo escultórico
Local de Execução:
Lisboa
Centro de Fabrico:
Lisboa, Portugal
Datação:
1700 d.C. - 1730 d.C.
Matéria:
Barro
Suporte:
Barro cozido ou terracota
Técnica:
Modelação e pintura a óleo ou têmpera consoante os casos.
Dimensões (cm):
altura: 31 cm.; largura: 38 cm.; profundidade: 16,5 cm.;
Descrição:
Grupo escultórico constituído por Doutor da Igreja segurando o Menino Jesus nos braços, ladeado por duas figuras femininas. Do lado esquerdo estão ajoelhados Nossa Senhora e São José.
Incorporação:
Transferência - Por despacho de 31/7/2009, do Diretor do Instituto dos Museus e da Conservação, foi autorizada a transferência a título definitivo para as coleções do MNAz, onde se encontrava em depósito desde 1985, vinda do MNAA.
Origem / Historial:
Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devem recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; Nº 19/2006;18/07/2006 Tem como proveniência original o convento da Madre de Deus sendo concebido mais especificamente para ocupar a Sala do Presépio na capela de Santo António do mesmo convento. As circunstâncias de produção relacionam-se com um provável mecenato régio de D. João V ou D. Pedro II ou D. Catarina; sendo também possível o relacionamento com um conjunto de dádivas de Roma de objectos/relíquias ligados à Virgem nos quais se incluía uma tábua do presépio. A sua função original relaciona-se com o cíclico culto natalício prestado em ambiente de clausura. O presépio adquiriu recentemente funções bastante diferentes que decorrem essencialmente da sua incorporação pelo Estado na sequência das leis de extinção das ordens religiosas de 1834 (prolongada no caso das ordens femininas como neste). Em 1871, com a morte da sua última freira, este grupo escultórico passou definitivamente para o acervo do Museu Nacional de Belas Artes e Arqueologia encontrando-se então já desmontado. Finalmente tornou-se objecto museológico, ainda que não como conjunto completo, através da exposição de algumas das suas peças na Exposição de Arte Ornamental Portuguesa e Hespanhola como é documentado pelo respectivo catálogo: nº 104 - Cego e a Sanfona mais criança; nº 106 - Rapaz com gaita de foles e outro tocando tambor; nº 120 - Figura de um pastor ajoelhado mais ovelha; nº 122- Rapaz e velho ajoelhados.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica