Origem / Historial:
Forma de Protecção: classificação;
Nível de Classificação: interesse nacional;
Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devem recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas;
Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro;
Acto Legislativo: Decreto; Nº 19/2006;18/07/2006
Tem como proveniência original o convento da Madre de Deus sendo concebido mais especificamente para ocupar a Sala do Presépio na capela de Santo António do mesmo convento.
As circunstâncias de produção relacionam-se com um provável mecenato régio de D. João V ou D. Pedro II ou D. Catarina; sendo também possível o relacionamento com um conjunto de dádivas de Roma de objectos/relíquias ligados à Virgem nos quais se incluía uma tábua do presépio.
A sua função original relaciona-se com o cíclico culto natalício prestado em ambiente de clausura.
O presépio adquiriu recentemente funções bastante diferentes que decorrem essencialmente da sua incorporação pelo Estado na sequência das leis de extinção das ordens religiosas de 1834 (prolongada no caso das ordens femininas como neste). Em 1871, com a morte da sua última freira, este grupo escultórico passou definitivamente para o acervo do Museu Nacional de Belas Artes e Arqueologia encontrando-se então já desmontado. Finalmente tornou-se objecto museológico, ainda que não como conjunto completo, através da exposição de algumas das suas peças na Exposição de Arte Ornamental Portuguesa e Hespanhola como é documentado pelo respectivo catálogo: nº 104 - Cego e a Sanfona mais criança; nº 106 - Rapaz com gaita de foles e outro tocando tambor; nº 120 - Figura de um pastor ajoelhado mais ovelha; nº 122- Rapaz e velho ajoelhados.