MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
segunda-feira, 6 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional de Queluz
N.º de Inventário:
PNQ 1170
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Pescadores numa Praia
Local de Execução:
Porto, Portugal.
Datação:
1887 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Técnica:
Óleo sobre tela
Dimensões (cm):
altura: 95; largura: 145;
Descrição:
Barco com seis pescadores de Matosinhos aportando a uma praia da foz do rio Leça. Dois dos pescadores estão na água empurrando a embarcação, com a vela arreada, para terra: um puxando pela proa com as duas mãos e outro pelas cordas. Os restantes quatro estão sobre a embarcação. Destes, um está em pé com uma vara na mão, empurrando o barco para terra. Outro, faz o mesmo, mas no sentido contrário ao primeiro. Entre estes, um terceiro procura enrolar a vela. Um último, está na proa da embarcação, segurando um peixe em cada mão que mostra às peixeiras que os aguardam. O pescadores vestem todos da mesma forma, apenas variando as cores das roupas: camisa que alguns arregaçam pelos cotovelos, calções pelos joelhos, faixa à cintura e gorro. À beira-rio vê-se um grupo de quatro mulheres e outro de dois homens. No primeiro grupo, uma das mulheres está à parte, em pé, com uma canastra de peixe na cabeça. Duas outras também em pé, parecem querer comprar peixe a uma terceira que está sentada. Ao seu lado, dois cestos, sendo que um tem peixe. São ainda visíveis dois grupos de mulheres à beira-mar com canastras na cabeça, com duas mulheres cada. Mais atrás, dois grupos, com três pessoas cada. Ao fundo, um moinho e um edifício que parece ser uma igreja, e por entre as árvores, o Castelo do Queijo e o Semafórico da Foz. Ao longo da costa vêm-se várias embarcações com e sem mastro, algumas com pessoas. Em pleno rio sobre o lado direito, três embarcações com velas e um barco a vapor sob o céu nebulado com gaivotas ao centro. Moldura de talha dourada em três faixas: formas ovais intercaladas com flores, pequenas esferas interligadas e pequenos arcos.
Incorporação:
Transferência - Transferência do Palácio da Ajuda. Nº de incorporação 1322/1941. Valor da avaliação à época: 300$00.
Origem / Historial:
Nº X''' 247 do Palácio Nacional da Ajuda, transferido para o palácio de Queluz em 1940. Integra o mobiliário que em 1940, foi transferido para o Pavilhão D. Maria - Residência dos Chefes de Estado em Visita Oficial a Portugal. O Pavilhão foi mobilado e decorado com peças, do acervo do Palácio de Queluz, adquiridas pela Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, e transferidas de outros Palácio e Museus. Registado no Cadastro dos Bens do Domínio Público, ano de 1941, no mapa do “PAVILHÃO DE D. MARIA I – PARTE RESIDENCIAL (...) Hall – 1ºAndar"
Multimédia

Tipo

Descrição

Imagem

imagem

Imagem

imagem

imagem

Imagem

imagem

imagem

Imagem

imagem

imagem

Imagem

imagem

imagem

Imagem

imagem

imagem

Imagem

imagem

imagem

Imagem

imagem

imagem

Imagem

imagem

imagem

Imagem

imagem

imagem

Imagem

imagem

imagem

Imagem

imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica