MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 28 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional de Queluz
N.º de Inventário:
PNQ 255A/8
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Retrato da Infanta D. Ana de Jesus Maria
Autor:
Taunay, Nicolas Antoine (1755, Paris-1830, Paris)
Local de Execução:
Brasil.
Datação:
1816 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Técnica:
Óleo sobre tela
Dimensões (cm):
altura: 64; largura: 58;
Descrição:
Pintura com retrato da Infanta D. Ana de Jesus Maria (1806 - 1857), a meio corpo, de frente. A infanta apresenta um vestido muito semelhante ao da sua irmã, D. Maria da Assunção de Bragança (PNQ 255A/2): vestido de alças de verde escura sobre camisa branca, com folho de renda com motivos florais em torno do pescoço. Brincos com contas prateadas brilhantes. Cabelo curto em caracóis. Enverga as bandas da Ordem das Damas Nobres de Santa Isabel (em cima) e da Ordem da Cruz Estrelada da Áustria (em baixo). Moldura dourada lisa.
Incorporação:
Transferência - Transferido do Palácio Nacional da Ajuda por Despacho ministerial. Nº de ordem 641/1941. Valor da avaliação: 3.840$00 (PNQ 255A). E também cedido pelo Ministério das Obras públicas.
Origem / Historial:
Nona e última filha de D. João VI e de D. Carlota Joaquina, nasceu em Mafra a 23 de Dezembro de 1806, tendo passado toda a sua infância e adolescência no Rio de Janeiro. Em 1827 casa precipitadamente com o Duque de Loulé, de quem viria a ter cinco filhos, separando-se mais tarde. Opta pela causa liberal do seu irmão D. Pedro, tendo passado algum tempo exilada com o marido em Paris. Morre em Roma em 1857. Este retrato pertence a uma série de oito representando a família de D. João VI e de D. Carlota Joaquina, faltando apenas os retratos dos Infantes D. Miguel e D. Pedro, à qual pertence também o retrato da rainha D. Carlota Joaquina. Colecção da Casa Real Nicolas-Antoine-Taunay, que se crê ter sido o autor deste retrato, foi um notável pintor francês do século XIX, que trabalhou no Brasil. Fazia parte da famosa missão artística francesa, que chega ao Rio de Janeiro em 1816. Notabilizou-se de igual modo na paisagem e na pintura histórica. As suas principais obras no Rio são: «Pastores da Arcádia», na Quinta da Boa-Vista; «A morte de Francia» e «O Correio de Amiens», que pertenceram à colecção do senador Alfredo d'Escragnolle Taunay. Segundo Duque-Estrada, nestas obras suas, são de louvar o desenho correcto, delicado e o colorido sóbrio mas expressivo que realça sobretudo o movimento da composição. Era também bom miniaturista. No Salão de Baile do Palácio Nacional da Ajuda existe uma pintura mural da autoria de Arcangelo Fuschini, representando o "Feliz Regresso de S. Magestade Fidelissima o Senhor Rei D. João VI do Rio de Janeiro para a Cidade de Lisboa em 4 de Julho de 1821", vendo-se em segundo plano a Rainha, à sua direita a Princesa do Brasil D. Maria Francisca Benedita e à sua esquerda os filhos: D. Miguel, D. Maria Teresa com o filho D. Sebastião, D.Isabel Maria, D. Maria da Assunção e D. Ana de Jesus Maria. A grande semelhança existente entre os retratos de Queluz e o da Ajuda levam-nos a admitir ter a presente série, pintada em 1816, servido de base à pintura mural, da qual estão ausentes o Infante D. António, morto em 1801, e as Infantas D. Maria Isabel Francisca e D. Francisca de Assis ausentes em Espanha desde 1816. A atribuição desta série de retratos a Nicolas-Antoine Taunay, é dada pela aproximação formal e técnica com outras obras do autor devidamente assinadas, nomeadamente com o retrato da Marquesa de Belas pertencente à Coleção Brasiliana da Fundação Rank-Packard/Fundação Estudar, intitulado "Marquesa de Belas" e datado de 1816. É um óleo sobre tela, assinado e datado "Taunay Rio de Janeiro". Intitulado e datado no verso da tela: "Marq. de Bellas D. Constança 1816". Apresenta as seguintes dimensões: 63,8x51,2 (imagem) e 85,8x74,2x9 (moldura).
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica