Origin / History:
Quinta filha de D. João VI e de D. Carlota Joaquina, a Infanta D. Maria Francisca Assis de Bragança, nasceu em Queluz a 22 de Abril de 1800.
Em 1816, viajou do Rio de Janeiro para Cádiz para casar com o seu tio, D. Carlos Isidro de Bourbon, Infante de Espanha, de quem teve três filhos. Após a vitória constitucional e a derrota dos absolutistas, parte com o marido e família para o exílio, ao mesmo tempo que seu irmão, o Infante D. Miguel. Morre pouco tempo depois em Portsmouth (Inglaterra), com a idade de trinta e quatro anos.
À semelhança do retrato do marido, este retrato vem referenciado em todos os inventários de Queluz a partir de 1833, figurando sempre no Quarto D. Quixote.
Este retrato pertence a uma série de oito representando a família de D. João VI e de D. Carlota Joaquina, faltando apenas os retratos dos Infantes D. Miguel e D. Pedro, à qual pertence também o retrato da rainha D. Carlota Joaquina. Colecção da Casa Real
Nicolas-Antoine-Taunay, que se crê ter sido o autor deste retrato, foi um notável pintor francês do século XIX, que trabalhou no Brasil. Fazia parte da famosa missão artística francesa, que chega ao Rio de Janeiro em 1816. Notabilizou-se de igual modo na paisagem e na pintura histórica. As suas principais obras no Rio são: «Pastores da Arcádia», na Quinta da Boa-Vista; «A morte de Francia» e «O Correio de Amiens», que pertenceram à colecção do senador Alfredo d'Escragnolle Taunay. Segundo Duque-Estrada, nestas obras suas, são de louvar o desenho correcto, delicado e o colorido sóbrio mas expressivo que realça sobretudo o movimento da composição. Era também bom miniaturista.
No Salão de Baile do Palácio Nacional da Ajuda existe uma pintura mural da autoria de Arcangelo Fuschini, representando o "Feliz Regresso de S. Magestade Fidelissima o Senhor Rei D. João VI do Rio de Janeiro para a Cidade de Lisboa em 4 de Julho de 1821", vendo-se em segundo plano a Rainha, à sua direita a Princesa do Brasil D. Maria Francisca Benedita e à sua esquerda os filhos: D. Miguel, D. Maria Teresa com o filho D. Sebastião, D.Isabel Maria, D. Maria da Assunção e D. Ana de Jesus Maria.
A grande semelhança existente entre os retratos de Queluz e o da Ajuda levam-nos a admitir ter a presente série, pintada em 1816, servido de base à pintura mural, da qual estão ausentes
o Infante D. António, morto em 1801, e as Infantas D. Maria Isabel Francisca e D. Francisca de Assis ausentes em Espanha desde 1816.
A atribuição desta série de retratos a Nicolas-Antoine Taunay, é dada pela aproximação formal e técnica com outras obras do autor devidamente assinadas, nomeadamente com o retrato da Marquesa de Belas pertencente à Coleção Brasiliana da Fundação Rank-Packard/Fundação Estudar, intitulado "Marquesa de Belas" e datado de 1816. É um óleo sobre tela, assinado e datado "Taunay Rio de Janeiro". Intitulado e datado no verso da tela: "Marq. de Bellas D. Constança 1816". Apresenta as seguintes dimensões: 63,8x51,2 (imagem) e 85,8x74,2x9 (moldura).