MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 27 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional de Queluz
N.º de Inventário:
PNQ 963
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
D. Pedro III enquanto infante ou príncipe do Brasil
Autor:
Matos, Francisco Vieira de/Vieira Lusitano (atrib.)
Local de Execução:
Portugal
Datação:
1753 d.C. - 1760 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Técnica:
Óleo sobre tela
Dimensões (cm):
altura: 155; largura: 107;
Descrição:
Retrato de D. Pedro III (1717-1786), enquanto infante (até 1760) ou príncipe do Brasil (a partir de 1760), a meio corpo, de pé, de lado com a Ordem de Cristo ao pescoço, encimada por pedra preciosa. Apresenta casaca de veludo lilás forrado a arminho, sobre calça e casaco de veludo da mesma cor, camisa branca e jabot, e punhos de renda. D. Pedro tem a mão direita apoiada na cintura e a mão esquerda aberta apontando a mesa forrada a veludo verde, com três livros, sendo que um está aberto. Em segundo plano, do lado esquerdo, cortinado negro apanhado e, do lado direito, sob a varanda, jardim com laranjeiras (eventual alusão à Real Quinta de Queluz). Moldura dourada lisa.
Incorporação:
Compra - Adquirido pelo Estado por proposta da Superintendência Artística dos Palácios Nacionais no Leilão de 1940 do espólio do Palácio do 1º Marquês de Pombal em Oeiras.
Origem / Historial:
Integra uma série de retratos de membros da família real portuguesa atribuídos a Vieira Lusitano e que pertenceram à coleção dos marqueses de Pombal. Identifica-se numa fotografia da "Sala de Entrada" do Palácio Pombal, em Oeiras (cf. doc. associada), publicada em 1906 na revista Illustração Portugueza (III ano, 15.01.1906, p. 39). Figurou em 1939 na "Exposição Pombalina", com o n.º 14: "Quadro - D. Pedro III. Pintura a óleo sôbre tela, atribuida a Francisco Vieira Luzitano, alt. 1m,48 larg. 1m,05, moldura de madeira dourada (...)" in "Catálogo da colecção de quadros, gravuras, estampas, móveis, esculturas, adornos e outros objectos de arte do Palácio do Senhor Marquez de Pombal em Oeiras. Exposição no Palácio ex-Camarido, por amável e honrosa cedência da Nunciatura Apostólica de Lisboa", 1939, p. 26. Surge ilustrada nesta obra (cf. doc. associada), tal como as restantes pinturas da mesma série que deram igualmente entrada no PNQ, com a exepção do retrato da Princesa D. Maria Francisca Benedita (cat. n.º 18) cujo paradeiro atual se desconhece. No Palácio de Aranjuez (Espanha) conserva-se uma série de retratos aproximada à de Queluz, assinada e datada pelo mesmo autor, mas onde não figura D. Pedro III.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica