MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
segunda-feira, 6 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional de Queluz
N.º de Inventário:
MNAA 1804
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Chinoiserie
Autor:
Leprince, Jean Baptiste (1734-1781)
Datação:
1758 d.C. - 1763 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Técnica:
Óleo sobre tela
Dimensões (cm):
altura: 170; largura: 79,8;
Descrição:
Pintura de grupo de oito pessoas descansando sob a sombra de árvores num toldo vermelho improvisado. Em primeiro plano, ao centro, duas figuras femininas. A figura principal, no lado esquerdo do observador, encontra-se sentada numa grande almofada vermelha, dirigindo o olhar para a direita na direcção da mulher que está a servi-la. Parece receber uma chávena na mão direita, segurando na outra mão uma espécie de leque de penas (abanico). No seu lado direito, encostando-se à perna da figura principal, observa-se uma criança com o braço direito levantado, aparentando estar a receber uma chávena que se encontra sobre a bandeja, dirigindo o olhar nessas direcção. Entre estas figuras, encontra-se uma espécie de manta verde e encarnada que cobre a relva entre as respectivas almofadas. À esquerda da figura principal, observa-se uma figura masculina, sentada na mesma almofada. Parece estar vestido à moda oriental e fuma um cachimbo do mesmo tipo, comprido, que segura na mão esquerda, dirigindo o olhar para a figura principal. A figura feminina, do lado direito, está sentada numa grande almofada verde e dourada, segurando na mão esquerda uma chávena e na mão contrária um pau onde se encontra uma ave exótica. Por trás destas, observam-se duas figuras femininas. A primeira, do lado direito, está semicurvada e segura uma bandeja nas mãos sobre a qual se encontra uma chávena. A segunda, à direita da primeira, toca um instrumento de cordas. Em segundo plano, na parte inferior, observam-se duas crianças. Uma esta em pé, com o braço direito levantado e segura na mão esquerda o que pensamos ser uma espécie de bule. À sua frente, semiajoelhado, observa-se outra criança que segura um pote nas mãos, parecendo preparar-se para levantar o pote e colocá-lo sobre uma fogueira. Envolvendo a cena descrita, existe uma parafrenália de vegetação, delimitando-a, em oposição ao fundo verde claro: na parte superior, vegetação exuberante e árvores (palmeiras); na parte inferior, flores. Moldura de talha dourada.
Incorporação:
Outro - Depósito do Museu Nacional de Arte Antiga, fevereiro de 1957.
Origem / Historial:
Integrou o conjunto de peças depositadas no Palácio Nacional de Queluz, Pavilhão D. Maria, pelo Museu Nacional de Arte Antiga, por ocasião da visita a Portugal da Rainha Isabel II da Grã-Bretanha, 18 a 21 de fevereiro de 1957. Cópia do ofício de António Ventura Porfírio, diretor do Palácio de Queluz, dirigido à diretora do Museu Nacional de Arte Antiga, Maria José Mendonça, datado de 5 de fevereiro de 1969, refere "...a relação de peças que vieram desse museu, quando da visita de Sua Magestade a Rainha da Inglaterra, afim de se efectivar a regulamentar cedência conforme foi superior acordado em devido tempo." A relação de peças, datada de 25 de janeiro de 1969, que acompanha o oficio, foi verificado a 10 de abril de 1973 pelo Museu Nacional de Arte Antiga. Em 1957, foi colocada na Sala de Jantar da Rainha, atual Sala do Café.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica