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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional de Mafra
N.º de Inventário:
PNM 1034
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Escultura
Denominação:
Estudo para estátua de São Bruno
Título:
São Bruno
Local de Execução:
Itália. Roma.
Centro de Fabrico:
Itália
Datação:
1729 d.C. - 1731 d.C.
Matéria:
Gesso e terracota
Técnica:
Escultura de vulto pleno cozida
Dimensões (cm):
altura: 72,5; largura: 33,5; profundidade: 19,5;
Descrição:
Imagem em terracota representando São Bruno. Figura masculina em pé, cabeça voltada para a esquerda, lendo o Livro da Regra, rosto sereno, imberbe; hábito de panejamentos largos com capuz; mão esquerda segurando o manto, braço direito aberto. Descalço, tendo aos pés, do lado direito, um crânio e o Livro da Ordem. Assenta sobre pequena base.
Incorporação:
Transferência - Incorporação dos conventos extintos, Real Convento de Mafra
Origem / Historial:
Parte de um conjunto de 58 estudos para as estátuas da Basílica, mandadas fazer em Itália segundo directivas do rei D. João V, através do seu embaixador, Fr. José Maria da Fonseca Évora. Actualmente, subsistem 28 estudos, alguns deles danificados: PNM 947 - S. Tiago Menor, PNM 948 - Santo (?), PNM 949 - Santa Teresa de Ávila, PNM 950 - S. Boaventura, PNM 951 - S. João de Deus, PNM 952 - S. Pedro Nolasco, PNM 1023 - S. Joaquim (?), PNM 1024 - S. Tomé A., PNM 1025 - S. Tiago Maior A., PNM 1026 - S. Francisco de Bórgia, PNM 1027 - S. Tomás de Aquino, PNM 1028 - S. Jerónimo, PNM 1030 - S. Sebastião, PNM 1031 - S. Filipe A., PNM 1032 - S. Pedro A., PNM 1033 - S. Ambrósio, PNM 1034 - S. Bruno, PNM 1035 - S. João da Mata, PNM 1036 - S. Domingos, PNM 1037 - S. José, PNM 1038 - Sant'Ana, PNM 1039 - S. Marcos, PNM 1040 - Santa Clara, PNM 1041 - S. Filipe Néri, PNM 1042 - Santo Agostinho, PNM 1043 - S. Carlos Borromeu, PNM 1403 - Santo André, PNM 7425 - S. Roque. As encomendas reais para Mafra datam de entre 1728 e 1734 e temos notícia de que em 10.5.1730 havia já "modelos das estátuas pequenos de 3 palmos de terra cozida." Segundo Fernandes Pereira no Catálogo de Escultura: "Embora D. João V quisesse as estátuas para o S. Francisco de 1731, em Janeiro chega o baixo relevo de Monaldi, mas apenas em 1733, a 30 de Março chegam as primeiras estátuas. Na correspondência trocada quanto à especificação das estátuas (mármore branco sem veios, atributos metálicos pintados de branco, pequeno soco somente com o nome do santo e de maneira nenhuma o dourado) verifica-se um corte total com a tradição portuguesa, ao excluírem-se por completo os dourados. O processo passaria, provavelmente, por um desenho prévio submetido à aprovação de Ludovici acompanhado por elemento(s) da Igreja que procederia à verificação dos códigos iconográficos propostos. Seguia-se a execução dos modelos ou maquetas na medida de três palmos para apresentar as obras na sua tridimensionalidade mais próxima da obra final, mas também ainda sujeita a reparos."
 
     
     
   
     
     
     
 
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