MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 4 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional de Mafra
N.º de Inventário:
PNM 301
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Ourivesaria
Denominação:
Custódia
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Portugal.(?)
Centro de Fabrico:
Itália (?)
Datação:
1730 d.C.
Matéria:
Prata dourada, cristal.
Técnica:
Fundida, relevada, incisa.
Dimensões (cm):
altura: 72,7; largura: 18;
Descrição:
Custódia de base quadrangular, nó e haste compostos por dois balaústres estilizados com hostiário e resplendor. Base assente em 4 pés em voluta com concheados e folha de acanto sob soco moldurado. Nas faces da base como motivo central 2 cornucópias atadas por fita de onde saem espigas e uvas, encimada por querubim, símbolos eucarísticos. A estrutura acaba em entablamento curvo rematado nos ângulos com por S estilizado, com motivos de folhas e círculos sobrepostos. A haste antes do nó é decorada por molduração que lhe evidencia a forma, folhas de acanto e concheados. Nó semelhante a capitel da ordem coríntia, com volutas, CC, concheados e palmetas. Restante haste em balaustre também moldurado com folhas de acanto rematado por nível periforme facetado. Hostiário em forma de sol radiado com lúnula em crescente móvel, em câmara circular envidraçada circundada por friso gomado. Duas dobradiças, uma de cada lado, fecham a câmara através de um espigão com pequena voluta. A profusa decoração que envolve o hostiário é de cornucópias seguras por serafins onde espigas, uvas e folhas brotam, assim como querubins com folhas de acanto e volutas. Termina em cruz latina com braços trilobados acantiformes, com querubim central tendo entre os braços 4 grupos de radiantes. Ao longo do hostiário correm 45 grupos de raios setiformes de diferentes dimensões.
Incorporação:
Transferência - Proveniente da Basílica e Convento de Mafra
Origem / Historial:
Nos inventários antigos, nomeadamente no S. José do Prado, aparece referenciada "1 custódia grande de exposição e outra pequena para as procissões " que se encontravam ao serviço da Basílica desde a Sagração, encontrando-se estas na Sacristia. Na ficha de inventário do PNM foi registada com o peso total, de 4530 gr. em 1950; o peso foi verificado em Maio de 2006, em balança electrónica, com uma margem de erro de aproximadamente de 1gr., registando o peso de 4524 gr. CUSTÓDIA - Suporte utilizado para a exposição do Santíssimo. Geralmente em metal precioso, é constituído por uma armação mais ou menos elaborada, elevada sobre um pé e encimada por cruz, no centro da qual se insere um elemento envidraçado onde, durante aquela cerimónia, se apresenta o crescente eucarístico ou a lúnula com a grande hóstia consagrada. Registam-se várias tipologias, sendo a mais frequente o ostensório radiante, quando o receptáculo é rodeado por uma auréola radiante, ou o ostensório arquitectónico, quando o receptáculo, em forma de caixa cilíndrica verticalizada, se insere numa armação do tipo arquitectónico.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica