MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 27 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional de Mafra
N.º de Inventário:
PNM 1713
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Retrato do Infante D. Pedro
Autor:
Pierre-Antoine Quillard
Local de Execução:
Lisboa (Portugal)
Datação:
1733 d.C.
Técnica:
Óleo sobre tela
Dimensões (cm):
altura: 217; largura: 121;
Descrição:
Pintura retratando o Infante D. Pedro, filho de D. João V, futuro rei D. Pedro III. Representado de corpo inteiro, de frente, de pé. De longa cabeleira empoada, dirige o olhar para o observador. Traja casaca de cor creme e sobrecasaca cinzenta, ambas bordadas a fio de ouro. Segura com a mão esquerda a Cruz da Ordem de Cristo, constituída por rubis e brilhantes, presa ao pescoço por fita de tafetá vermelho. A mão direita pousa sobre livro, de pé, com encadernação verde decorada com gravação a ouro que, no centro, forma as armas reais portuguesas. Sobre um fundo de céu, desenvolve-se um amplo panejamento que, partindo do canto superior esquerdo, contorna o fuste e cai sobre o chão para se tornar a erguer e posar sobre a consola. Do lado esquerdo, um relógio de mesa sobre peanha de mármore verde com mascarão ao centro; do lado direito, uma cadeira de braços estofada.
Incorporação:
Casa Real. Proveniente do Paço de Mafra (?)
Origem / Historial:
Durante um largo período de tempo este retrato foi identificado como sendo do príncipe do Brasil, D. José (futuro rei D. José I). Segundo estudos de Nuno Saldanha, tendo por base analogia com outros retratos dos príncipes filhos de D. João V, este apresenta claras analogias com o infante D. Pedro, futuro rei D. Pedro III, como aliás foi provado na conferência - “A Imagem do Rei - Representação e Poder na Iconografia Josefina”, inserida no colóquio "Os Mestres do Rei: A arte no círculo da corte. Seminário comemorativo sobre os 300 anos do nascimentozido depois, quando este teria 28 anos (1745), presentemente no Museu do Hermitage.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica