MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 5 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional de Mafra
N.º de Inventário:
PNM 202
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Assunção da Virgem Maria
Autor:
André Gonçalves
Local de Execução:
Portugal
Datação:
1730 d.C. - 1740 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Dimensões (cm):
altura: 328,5; largura: 224;
Descrição:
Óleo sobre tela de formato retangular representando a Assunção da Virgem Maria. Na parte superior da tela, ao centro, a Virgem de corpo inteiro, de braços abertos, trajando túnica cor-de-rosa e manto azul, sentada sobre as nuvens, ascende aos céus acompanhada por anjos. Na parte inferior, representação dos Doze Apóstolos e São Paulo rodeando o túmulo de Maria. Em primeiro plano do lado esquerdo, São João, de cabelos castanhos encaracolados e imberbe, representado de perfil, envolto num manto vermelho; segue-se São Paulo, de cabelo e barba preta, de túnica laranja e manto azul com rosas nas mãos; com o corpo oculto por São Pedro, uma das donzelas virgens que acompanham o momento da assunção - Zael, Abigail ou Séfora; no lado direito, São Pedro, de cabelos e barbas brancas, braços abertos, com uma túnica azul e um manto castanho, tendo junto aos pés uma chave - o seu atributo - e uma carta e um livro - atributos de São Paulo. Em segundo plano, da esquerda para a direita, uma das donzelas virgens que acompanham a assunção - Zael, Abgail ou Séfora; o apóstolo São Tiago Maior, de cabelo e barba cinzenta, com a mão direita levantada, trajando manto castanho; por detrás de São Paulo, o apóstolo André, calvo e barbas brancas, em pose de oração; com as mãos sobre o queixo, o apóstolo São Mateus, acompanhado por um anjo (um dos seus atributos), com manto castanho e, por último, São Tomé, de perfil, com as mãos juntas. Moldura de madeira lisa com frisos castanhos.
Incorporação:
Outro - A peça é proveniente do Convento de Mafra.
Origem / Historial:
"Esta tela deve ter sido executada depois de 1730, ano da sagração da Basílica. André Gonçalves, embora tenha feito parte do enorme grupo de artistas que trabalhavam para esse magestoso empreendimento joanino, deixou-nos poucas obras neste edifício. Para além de uma Virgem aparecendo a São Pedro de Alcântara, no altar da capela do mesmo nome, apenas podemos atribuir com certeza ao mestre de Lisboa esta Assunção de Nossa Senhora, também a única que se encontra de facto assinada. (...) André Gonçalves utiliza frequentemente o sistema da cópia de gravuras para a composição dos seus quadros, compondo mesmo as suas obras a partir da selecção de diferentes gravuras. Esta imagem central da Virgem foi utilizada pelo pintor mais do que uma vez nas suas composições, variando apenas a parte inferior dos apóstolos." in Joanni V Magnifico- A Pintura em Portugal ao tempo de D. João V (1706-1750), pág. 150. "Inspirada parcialmente na Assunção de Guido Reni (1616/17), da Igreja de São Ambrósio, de Génova, de que o artista extraiu a composição genérica do plano inferior (terreno), bem como, em especial as figuras de São João e São Pedro. No gesto da Virgem, está ainda presente a influência de Maratta, através da gravura de Girolamo Frezza. Contudo, a figuração dos restantes Apóstolos é original, manifestando mesmo, no caso da personagem ao centro, que tapa a boca com a mão, uma certa invenção, não desprovida de ingenuidade." in MACHADO, José Alberto Gomes, André Gonçalves - Pintura do Barroco Português, pág. 177. A peça esteve colocada na Sala n.º 4 e na Sacristia da Capela de Nossa Senhora do Livramento, onde se mantém.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica