MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 2 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional de Mafra
N.º de Inventário:
PNM 29
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Escultura
Denominação:
São Bernardo de Quintavalle
Local de Execução:
Mafra (Portugal)
Datação:
1730 d.C. - 1750 d.C.
Matéria:
Madeira (carvalho); corda.
Técnica:
Escultura de vulto pleno; estofada e policromada.
Dimensões (cm):
altura: 66,5; largura: 50; profundidade: 32;
Descrição:
Imagem de vulto representando São Bernardo de Quintavalle, de corpo inteiro, de pé, com cabeça inclinada para a direita; rosto com barba; hábito castanho com capa de capuz, à cintura pende cordão de corda com três nós; braço direito aberto segurando bastão, mão esquerda segurando livro aberto com folhas vermelhas, escrito em latim; descalço. Assenta sobre pequena peanha moldurada de planta rectangular, branca com marmoreado a azul.
Incorporação:
Transferência - Proveniente do Real Convento de Mafra (da sacristia da Basílica).
Origem / Historial:
Nos inventários antigos, como nos de 1771 e de 1792 estas imagens aparecem sempre referenciadas conjuntamente com outra: "Imagem de Menino Jesus", que posteriormente deixa de aparecer, e cujo paradeiro se desconhece atualmente. Também nestes inventários esta imagem aparece referenciada como: "S. Bernardo primeiro, Martir da Ordem" e "Imagem de S. Bernardo". Tratar-se-á de São Bernardo de Quintavalle, primeiro seguidor de São Francisco de Assis. A identificação proposta, aposta na ficha de inventário do ficheiro-mãe e no Livro do Tombo - São Berardo (um dos cinco Mártires de Marrocos) - não faz sentido, se atendermos à inscrição do livro que o santo sustém na mão esquerda, que é o início de um hino da autoria de São Tomás de Aquino, nascido seis anos após o martítio de São Berardo. Será proveniente da sacristia da Basílica de Mafra (inventário de 1792). Peça da Real Escola de Escultura de Mafra.
Registos Associados
Património Móvel
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica