MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 4 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional de Mafra
N.º de Inventário:
PNM 7501
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Imaculada Conceição
Autor:
Sebastiano Conca (1680-1764)
Local de Execução:
Roma (Itália)
Datação:
1730 d.C.
Técnica:
Pintura a óleo sobre tela
Dimensões (cm):
altura: 550; largura: 264;
Descrição:
Pintura a óleo sobre tela representando a Imaculada Conceição. Ao centro da tela, sobre uma nuvem, observa-se a Virgem Maria segurando o Menino Jesus ao colo. A senhora lança o seu olhar ao céu. Tem a cabeça envolta num halo de estrelas, coberta com um véu castanho claro, enverga túnica branca e amplo manto azul drapejado. O Menino Jesus, desnudo, segura com ambas as mãos uma lança, rematada com uma cruz, que espeta na boca de uma serpente. Na parte superior da tela, a figura de Deus Pai, de cabelo barbas e brancas e braços abertos ao alto. Enverga túnica cinzenta e manto amarelo. Ao lado esquerdo, o Espírito Santo em forma de pomba irradiando luz em direção do Menino. Ainda na metade superior da tela, em segundo plano, uma multidão de anjos pairado sobre nuvens. Na parte inferior representam-se outros anjos e querubins, a corpo inteiro, dois deles, aos pés da virgem, destacam-se pelo tratamento plástico. O do lado esquerdo tem uma face jovial, cabelo ondulado castanho, está de tronco nu, levanta o braço direito, musculado, apontando para a Virgem Maria. O da direita, também jovem, com o cabelo ondulado e louro, apoia a sua mão direita sobre uma nuvem e levanta a outra. Olha para a serpente, personificação do Diabo, que se contorce pelo golpe que lhe é desferido. Ao seu lado da serpente, uma maçã, símbolo da tentação demoníaca. Moldura em mármore azul, assente sobre mármore rosa, com frisos de mármore amarelo e frontão de calcário branco.
Incorporação:
Afectação Permanente - Pertencente ao Real Convento de Mafra, incorporado nos bens da Coroa nacionalizados em 1911 e afetos ao Palácio Nacional de Mafra. Proc. 246, Conventos Extintos, Real Convento de Mafra. In situ.
Origem / Historial:
Quadro encomendado pelo rei D. João V destinado à Sala dos Atos Literários, mantendo-se ainda no seu lugar original. Frei João de São José do Prado no "Monumento Sacro", descreve a tela:"Defronte da cadeira na parede está hum painel de Nossa Senhora da Conceição de vinte e cinco palmos de alto com moldura de pedra preta, fazendo arco por sima, e ornado com pedra amarella, chamada emboiçada por fingir várias cores. Tem o painel três corpos de pintura distincta, no meyo se venera a Maria Santíssima em pé, com o Minino Deos nos braços, metendo a extremidade da cruz, que sustenta com ambas as mãos, pela boca da serpente, que está debaixo dos pés da Senhora; no corpo superior está o Padre Eterno em huma nuvem, acompanhado de Espíritos Angélicos, e no interior do painel estão dous anjos de forma grande de cada parte, assistindo à Senhora: é obra de Roma" [PRADO, 1751, pp.121-122]. No Museu Nacional de Arte Antiga encontra-se uma cópia de menores dimensões [MNAA 135], proveniente dos conventos extintos.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica