MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
segunda-feira, 6 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional de Mafra
N.º de Inventário:
PNM 380
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Título:
Cristo irado com o mundo
Local de Execução:
Roma (Itália)
Datação:
1730 d.C.
Suporte:
Tela
Técnica:
Pintura a óleo sobre tela
Dimensões (cm):
altura: 328; largura: 244;
Descrição:
Pintura representando Jesus Cristo irado com o mundo, sendo aplacado pela Virgem e com São Domingos e São Francisco a seus pés. Na metade superior da tela, sobre um fundo de nuvens, Cristo, sentado, de tronco nú, com a parte inferior do corpo envolta em panejamentos brancos; são visíveis os pés. A mão esquerda está apoiada numa pedra (?) e a direita, erguida, segura raios de luz avermelhados. O rosto sem grande expressividade, longos cabelos castanhos e barba. À sua esquerda, a Virgem de perfil, ajoelhada num nível inferior, ergue a mão esquerda na direcção do braço de Cristo. Enverga túnica vermelha; faixa castanha cobrindo a cabeça, cruzando no peito e atando na cintura; manto azul sobre os ombros. Na metade inferior da tela, São Domingos e São Francisco sobre um fundo de pedras e vegetação. À esquerda, São Domingos de perfil, olha para cima contemplando Cristo. De braços esticados e palmas das mãos voltadas para cima, ajoelha no chão com a perna esquerda. É representado tonsurado e com barba e trajando hábito dominicano preto e branco. Aos seus pés, do lado esquerdo, um cão cinzento escuro (cabeça e patas dianteiras) segura na boca várias velas acesas. Sob as suas patas, um livro de capa vermelha com a inscrição [STEFHAN]VS/[PARROCEL P]INX/[ROME ANNO MDCC]XXX. À direita, São Francisco, ajoelhado e de rosto virado para o espectador, ergue em direcção a Cristo as mãos onde são visíveis as chagas. É representado tonsurado, com o hábito castanho franciscano e pés descalços; à cintura, o terço com cruz e um medalhão. Entre São Domingos e São Francisco, uma criança nua (um "putto") olha para a esquerda e segura nas mãos elevadas um ramo de açucenas. No canto superior esquerdo da tela, sobre uma nuvem, um anjo e uma figura adulta, sendo visível uma perna; abaixo destes, e ao lado da Virgem, três anjos sobre outra nuvem. À direita e aos pés de Cristo, um anjo com vestes brancas e mãos unidas à frente do peito. Mais abaixo, em segundo plano, uma figura feminina nua (a heresia) com a parte inferior do corpo coberta por um panejamento escuro. Recostada no solo, de cabeça baixa encostada à mão esquerda, lê um livro; na mão direita erguida segura uma corda.
Incorporação:
Transferência - Proveniência: Convento de Mafra
Origem / Historial:
Pintura que integra a encomenda de D. João V para o Convento de Mafra. Tem sido geralmente atribuída ao pintor romano Pietro Bianchi (1657-1732). Contudo, a existência, no Palácio Nacional de Mafra, de outra tela (PNM 2638) idêntica, de autoria de Etiénne Stefhanus Parrocel (1695-1776), permitiu completar a assinatura desta obra e atribuí-la ao referido pintor francês. Esta duplicação de obras poderá ser atribuída à precipitação de José Maria Fonseca e Évora que encomendou os quadros sem ter aguardado o envio das medidas exactas por José Correia de Abreu (o que só viria a acontecer a 19 de Janeiro de 1730). De acordo com Nuno Saldanha, comissário da exposição "JOANNI V MAGNIFICO", é provável que esta tela, dada a sua dimensão mais acertada com a das capelas, e a ausência de auréola sobre a figura de Cristo, seja a versão definitiva do quadro encomendado a Parrocel. Terá sido feito para um espaço do convento, mas de que se desconhece o lugar exato. A peça foi colocada na Sala n.º 5 e no Salão Grande do Torreão Norte, onde se mantém.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica