MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 7 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional de Mafra
N.º de Inventário:
PNM 2638
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Título:
Cristo irado com o mundo
Local de Execução:
Roma
Centro de Fabrico:
Roma. Itália
Datação:
1730 d.C.
Suporte:
tela; madeira.
Técnica:
Pintura a óleo sobre tela
Dimensões (cm):
altura: 327; largura: 198,5;
Descrição:
Pintura a óleo sobre tela representando Cristo irado com o mundo e os pecadores, sendo aplacado pela sua mãe, estando presentes São Domingos e São Francisco. Na metade superior Cristo encontra-se sentado nuvens, de tronco nú com a parte inferior do corpo envolta em panejamentos brancos. Tem a sua mão esquerda apoiada e ergue a direita com que segura um raio de luz. O rosto com expressão grave, cabelos castanhos longos e barba. À esquerda, na composição, encontra-se a Virgem, que enverga túnica cintada vermelha, manto castanho sobre a cabeça e manto azul sobre os ombros. Sentada a um nível inferior, de perfil, ergue o braço esquerdo aplancando o ato irado do filho. À esquerda de Cristo, ao nível de seus pés, um anjo com vestes brancas e mãos cruzadas sobre o peito. Na metade inferior da tela, São Domingos e São Francisco, ambos de joelhos. São Domingos, à esqueda na composição, está de braços, rosto de perfil olhando para cima e contemplando Cristo. É representado tonsurado, com barba e traja o hábito dominicano preto e branco. No canto inferior esquerdo está um cão de pelagem cinzenta, segurando na boca duas velas. Sob as suas patas um livro de capa vermelha, na qual se inscreve o nome do autor desta pintura. Junto a São Domingos está um anjo que segura nas mãos um ramo de açucenas. São Francisco, à direita na composição, encontra-se de costas com o rosto virado e braços elevados, sendo visíveis nas mãos as chagas. É representado com hábito castanho franciscano. Tem à cintura um terço com uma cruz. Rosto magro, macilento e tonsurado.
Incorporação:
Proveniente dos Conventos Extintos - Real Convento de Mafra
Origem / Historial:
Existe no acervo do Palácio Nacional de Mafra três telas com a mesma temática, uma na portaria conventual (PNM 7520), de Pietro Bianchi, outra exposta no Salão Grande do Torreão Norte (PNM 380), de Stefano Parrocel e por fim esta, do mesmo autor. Todas as telas são encomendas de D. João V para o Convento. A justificação para esta multiplicidade de telas com a mesma temática poderá prender-se com algum erro de medição (v. Nuno Saldanha, Catálogo Joanni V Magnífico); mas também poderá ter a ver com o facto de, no Convento, existirem vários espaços litúrgicos (como a capela dos sete altares, ou a capela dos cinco altares), em que estas obras poderiam ter lugar.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica