MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 21 de setembro de 2021    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
496
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Retrato de personagem veneziana
Autor:
Moroni, Giovanni-Battista (Ca. 1525-1578)
Datação:
XVI d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Dimensões (cm):
altura: 112,7; largura: 109; espessura: 13,2;
Descrição:
A pintura representa uma personagem masculina, sentada numa cadeira de braços, voltada três quartos à direita. Enverga barrete e batina pretos e camisa branca, à maneira veneziana. Segura uma ampulheta na mão direita e traz um anel no indicador esquerdo. O fundo é preenchido por uma parede, à esquerda e ao centro e por uma paisagem, à direita.
Incorporação:
Transferência - Pertencia à colecção de pintura do Rei D. Luís.
Origem / Historial:
O quadro integrou o acervo da Galeria de Pintura do Rei D. Luís, figurando nos catálogos de 1869 e 1872, respectivamente com os números 28 e 33 (Segunda Sala - Quadros Antigos). Segundo as listas de partilha de bens de 1889, 1897 e 1899 (por morte de D. Luís), estava, então, na Sala da Música, com o n.º 200, mantendo-se aí até hoje. Quando da elaboração do Arrolamento Judicial, iniciada em 1911, foi inventariado com o n.º I42. Segundo o Dr. Hugo Xavier (ver bibliografia), esta obra fez parte de um lote adquirido em 1867 por Marciano Henriques da Silva, em Itália, expressamente para a Galeria de Pintura. Estes quadros pertenciam à Galeria de Brescia, do Conde de Lechi.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica