MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 26 de setembro de 2020    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
496
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Retrato de personagem veneziana
Autor:
Moroni, Giovanni-Battista (Ca. 1525-1578)
Datação:
XVI d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Dimensões (cm):
altura: 112,7; largura: 109; espessura: 13,2;
Descrição:
A pintura representa uma personagem masculina, sentada numa cadeira de braços, voltada três quartos à direita. Enverga barrete e batina pretos e camisa branca, à maneira veneziana. Segura uma ampulheta na mão direita e traz um anel no indicador esquerdo. O fundo é preenchido por uma parede, à esquerda e ao centro e por uma paisagem, à direita.
Incorporação:
Transferência - Pertencia à colecção de pintura do Rei D. Luís.
Origem / Historial:
O quadro integrou o acervo da Galeria de Pintura do Rei D. Luís, figurando nos catálogos de 1869 e 1872, respectivamente com os números 28 e 33 (Segunda Sala - Quadros Antigos). Segundo as listas de partilha de bens de 1889, 1897 e 1899 (por morte de D. Luís), estava, então, na Sala da Música, com o n.º 200, mantendo-se aí até hoje. Quando da elaboração do Arrolamento Judicial, iniciada em 1911, foi inventariado com o n.º I42. Segundo o Dr. Hugo Xavier (ver bibliografia), esta obra fez parte de um lote adquirido em 1867 por Marciano Henriques da Silva, em Itália, expressamente para a Galeria de Pintura. Estes quadros pertenciam à Galeria de Brescia, do Conde de Lechi.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica