MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 3 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
55464
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
A Mão do Rei
Autor:
Guimarães, José Ferreira
Datação:
1989 d.C.
Matéria:
Acrílico e aguarela
Suporte:
Papel
Dimensões (cm):
altura: 100; largura: 70;
Descrição:
A pintura apresenta-se sob a forma de um quadro de fundo vermelho, sobre o qual estão representados um ante-braço e mão cor-de-rosa, um dragão (heráldico) em tons de azul e verde, com braço cinzento escuro, asas em tons de verde e língua cor-de-rosa. À sua direita, em cima, uma coroa real fechada de cinco aros aparentes, perlados, e com pedraria a verde e vermelho. As extremidades das asas e da cauda do dragão sobrepõem-se à moldura barroca que cerca aquela composição, pintada em tons de cinzento, na parte inferior da qual, ao centro, foram representadas as Armas de Portugal, sob o manto real armado em pavilhão, rematado, em cima, pela coroa real.
Incorporação:
Outro - A peça foi encomendada ao artista pelo PNA e paga pelos CTT.
Origem / Historial:
A peça é o original de um conjunto de serigrafias, encomendado pelo PNA ao pintor José de Guimarães, por ocasião do centenário da morte do Rei D. Luís (1989). As serigrafias são a 42 cores, em papel Fabriano de 350 gr. e foram executadas pelo Atelier Àparte. O preço de venda ao público era de 30.000$00. A obra esteve no Arquivo Gráfico, sendo mais tarde transferida para o local onde hoje se encontra.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica