MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 27 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Aveiro
N.º de Inventário:
100/Ea
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Cerâmica
Denominação:
Painel de azulejos
Título:
Frontal de altar
Autor:
Desconhecido
Datação:
XVII d.C.
Matéria:
Barro vidrado
Técnica:
Majólica
Dimensões (cm):
altura: 14,4; largura: 14,4; espessura: 1,6;
Descrição:
Estrutura: Frontal de altar constituído por pano tripartido, sebastos e sanefa. Decoração: O pano, de fundo branco, apresenta decoração a azul e amarelo. A delimitação e divisão do pano em três partes é feita através de barras verticais, decoradas no seu interior com traços diagonais. Ao centro, encontra-se o brasão da Ordem Carmelita Descalça, um escudo peninsular encimado por coroa. O círculo que envolve o brasão é rematado por cabeça de anjo e enocntra-se envolvido por enrolamentos vegetais que terminam em flor. A ladear a composição central existem duas largas faixas, em cada uma ave pousada sobre arbusto florido, o qual brota de uma faixa de terra. Em relação ao escudo as aves encontram-se em posição divergente. Os sebastos apresentam sucessivos enrolamentos de folhagens e flores a azul sobre fundo amarelo. A sanefa franjada segue o mesmo esquema decorativo dos sebastos. Todo o frontal é delimitado exteriormente por um friso azul.
Incorporação:
Transferência - Proveniente do Convento das Carmelitas Descalças(?)
Iconografia e Heráldica

Tipo

Descrição

Imagem

Iconografia

Brasão das carmelitas descalças: a cruz assenta sobre a representação do monte Carmel (local onde se deu o nascimento da Ordem). A ladear a cruz encontram-se duas estrelas que representam respectivamente Sta. Teresa de Ávila e S. João da Cruz, reformadores da Ordem. A estrela colocada no centro do monte, aos pés da cruz, simboliza Nossa Senhora do Carmo. A coroa que encima o conjunto remete-nos para a realeza de Maria sobre a Ordem do Carmo. Iconografia oriental: a representação das aves nos arbustos está aliada a uma grande carga simbólica, em especial na associação dos arbustos à árvore da vida, que brotam da terra, relacionado com a fecundidade.

imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica