MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Saturday, April 27, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Palácio Nacional da Ajuda
Inventory number:
5156
Supercategory:
Arte
Category:
Ourivesaria
Name:
Gomil
Author:
Desconhecido
Manufacture Center:
Portugal
Date / Period:
Século XVI (1.ª metade)
Material:
Prata
Technique:
Prata dourada, cinzelada, gravada e recortada
Measurments (cm):
height: 46,5; width: 31; thickness: 18,5;
Description:
Gomil em prata dourada, cinzelada, gravada e recortada, com tampa articulada, profusamente ornamentado com espinhosas folhagens de cardo. Base circular de centro alteado, com molduramentos lisos, circundada por um feixe torcido de folhagens e corda. Estes molduramentos são rematados por uma faixa rendilhada recortada e vazada. A parte superior da base e o pé apresentam uma decoração contínua de folhas de cardo encrespadas. A esta decoração sobrepõem-se grandes folhas de cardo recortadas, aplicadas junto à ligação com o bojo. O bojo piriforme apresenta o mesmo tipo de decoração, com grande profusão de cardos que cobrem completamente a sua superfície e se prolongam sobre a curvatura inferior do bico que se justapõe ao bojo. O colo e a tampa em forma de calote, apresentam-se ornamentados com sucessivas camadas de folhas pontiagudas simulando uma alcachofra. O bordo, rematado por molduramento tubular liso, é antecedido por um feixe torcido de folhagens e corda semelhante ao da base. Do mesmo modo, a orla da tampa é também rematada por uma faixa rendilhada recortada e vazada igual à que ornamenta a base. A parte superior da tampa é rematada por uma plataforma circular lisa com moldura de folhas recortadas, onde outrora estaria aplicado um elemento heráldico. Por cima da dobra da tampa posicionam-se dois seres híbridos afrontados com cabeça humana, peito de escorpião, carapaça de folhagem sobre as costas e patas de animal trífidas. O bico justaposto ao bojo é rematado por uma meias figura masculina que se assemelha a uma gárgula. Apresenta o tronco desnudado, levemente arqueado, estendendo ambos os braços para trás e apoiando as mãos sobre o colo do jarro. Da sua boca sai um bico tubular pelo qual é vertido o líquido. A asa, em forma de "S", é formada por três figuras fantásticas, duas das quais parecem devorar-se mutuamente. Os seus corpos emiscuem-se com uma profusa decoração de elementos vegetalistas, volutiformes e cabeças de pássaro. O interior da tampa apresenta-se decorado com uma sucessão de faixas concêntricas de cariz geométrico e vegetalista, ostentando ao centro um escudo de armas cinzelado: escudo esquartelado com as armas dos Mendonça no 1º e 4º quartel e dos Silva ou Castelo-Branco no 2º e 3º.
Incorporation:
Transferência - Casa Real
Origin / History:
Este gomil estava exposto sobre uma mísula no Gabinete de Trabalho do rei D. Fernando II, no Palácio das Necessidades, como o testemunham duas fotografias datadas de 1886 (vd. Bibliografia - Manuel H. Côrte-Real, O Palácio das Necessidades, p. 51; D. Fernando. Rei-Artista, Artista-Rei, pp. 203 e 206). Imediatamente acima do gomil, encontrava-se o prato com o qual o mesmo forma conjunto (Prato de água-às-mãos com o monograma MF, inv. 5164) suspenso na parede. Mais tarde, em 1903, ambas as peças se encontravam também a decorar o quarto do rei D. Carlos no qual ficou instalado o rei Eduardo VII da Grã-Bretanha por ocasião da sua visita a Portugal (vd. Manuel H. Côrte-Real, O Palácio das Necessidades, p. 135; O Occidente, Revista Ilustrada de Portugal e do Estrangeiro, Lisboa, 10.4.1903, p. 75). Em 1910 decoravam os aposentos do rei D. Manuel II, ocasião em que foi arrolado sob a verba "1079" juntamente com o respectivo prato, inv. 5164 (APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional das Necessidades, vol. 1, 1910-1912). Em 1931 foi transferido para o Palácio Nacional da Ajuda. Integra o vasto conjunto de prata de aparato proveniente dos bens da Casa Real portuguesa.

Bibliography

ANDRADE, Maria do Carmo Rebello de - Iconografia Narrativa na Ourivesaria Manuelina: as Salvas Historiadas, Dissertação de Mestrado em História da Arte, FCSH, UNL: Out. 1997, pág. -

APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional das Necessidades, vol. 1, 1910-1912, pág. fols. 160v. a 161v.

CAETANO, Joaquim Oliveira - Função, Decoração e Iconografia das Salvas, in Inventário do Museu Nacional de Arte Antiga. A Colecção de Ourivesaria. 1º Vol.: do românico ao manuelino. Lisboa: IPM, 1995, pág. 148 a 155

CÔRTE-REAL, Manuel H. - O Palácio das Necessidades. Lisboa: Chaves Ferreira Publicações, S.A., 2001, pág. 51 e 75

COUTO, João; GONÇALVES, A. Manuel - Ourivesaria em Portugal. Lisboa: Livros Horizonte, 1960, pág. 116; est. 49

D. Fernando II. Rei-Artista, Artista-Rei. Lisboa: Fundação da Casa de Bragança, 1986, pág. 203 e 206

ANDRADE, Maria do Carmo Rebello de - A circulação da gravura em Portugal: reflexos na ourivesaria dos séculos XV e XVI. Actas do 3.º Colóquio de Artes Decorativas - Iconografia e Fontes de Inspiração. Imagens e Memória da Gravura Europeia. Lisboa: ESAD / FRESS, 2012, pág. 205 a 215

XAVIER, Hugo - O Museu de Antiguidades da Ajuda: Numismática e Ourivesaria das colecções reais ao tempo de D. Luís. Revista Museus e Investigação, n.º 8. Lisboa: Instituto de História da Arte / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 2011, pág. 70 a 78

JARDIM, Maria do Rosário; MONTEIRO, Inês Líbano - A Prata do solene aparato da Coroa portuguesa a partir da segunda metade do século XVIII. Identificação de um conjunto de 23 obras dos sécs. XVI a XVIII. Revista de Artes Decorativas, n.º 4. Porto: CITAR / UCP, 2010, pág. 11 a 48

ANDRADE, Maria do Carmo Rebello de - Artes da Mesa e Cerimoniais Régios na Corte do século XVI. Uma viagem através de obras de arte da ourivesaria nacional. A Mesa dos Reis de Portugal (coord. Ana Isabel Buscu e David Felismino). Lisboa: Círculo de Leitores, 2011, pág. 134 a 147

SILVA, Nuno Vassallo e - Ourivesaria Portuguesa de Aparato, séculos XV e XVI. Lisboa: Scribe, 2012

XAVIER, Hugo - "Propriedade Minha": ourivesaria, marfins e esmaltes da coleção de D. Fernando II, Coleções Em Foco, Palácios Nacionais, Sintra, Queluz, Pena, n.º 4, PSML, 2022. Disponível online em www.parquesdesintra.pt

XAVIER, Hugo - "Entre pai e filho: As coleções de ourivesaria de D. Fernando II e de D. Luís I". in RIBEIRO, José Alberto (coord.). Catálogo do Museu Tesouro Real do Palácio Nacional da Ajuda. Lisboa: Imprensa Nacional, 2023, pág. 214-219

ANDRADE, Maria do Carmo Rebello de - "Istorias, Bastiães e Figuras. Na origem da ourivesaria de tradição narrativa". in RIBEIRO, José Alberto (coord.). Catálogo do Museu Tesouro Real do Palácio Nacional da Ajuda. Lisboa: Imprensa Nacional, 2023, pág. 220-223

SILVA, Nuno Vassallo e - "Gomil". in RIBEIRO, José Alberto (coord.). Catálogo do Museu Tesouro Real do Palácio Nacional da Ajuda. Lisboa: Imprensa Nacional, 2023, pág. 225

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits