MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 3 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
67/a
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Têxteis
Denominação:
Tapeçaria Triunfo de Baco/ Série Triunfo dos Deuses
Título:
Triunfo de Baco
Autores:
Leyniers, Urbanus
Orley, Jan Van
Coppens, Augustin
Local de Execução:
Países Baixos, Bruxelas
Oficina / Fabricante:
Oficina de Urbanus Leyniers
Datação:
1728 d.C. - 1729 d.C.
Matéria:
Lã e seda
Técnica:
Tapeçaria de liço
Dimensões (cm):
altura: 452; largura: 450;
Descrição:
A tapeçaria ilustra o cortejo triunfal do deus Baco. Coroado com folhas de videira, envolto em panejamentos vermelhos e ostentando uma tazza com uvas, o deus é transportado num carro dourado. Este é decorado lateralmente com golfinhos, puxado por dois leopardos e conduzido por um sátiro. À direita da composição, diversos grupos de personagens, das quais se destacam, em primeiro plano, três figuras dançando e uma bacante tangendo uma pandeireta. À esquerda do carro, uma figura masculina segura uma taça (copo-taça) e um gomil e uma bacante brame o tirso, um dos atributos de Baco. Em segundo plano, à direita, uma pérgola com videiras junto da qual estão três figuras e a estátua do deus grego Pan, com a sua flauta. Em baixo, três figuras junto de uma mesa com dois pratos em ourivesaria (?): uma ostenta uma taça e a outra um gomil, ambos aparentemente em metais preciosos. No canto direito, dois sátiros (um bebe por uma taça), um refrescador contendo um gomil e um outro gomil no chão. No canto esquerdo, um gomil e uma taça junto de um cacho de uvas, folhas de videira e vegetação. Ao fundo, uma paisagem rochosa e arborizada apresentando, à esquerda, quatro figuras que se banham num rio ou lago, e uma quinta ostentando dois dos atributos de Baco: a coroa de folhas de videira e o tirso. Cercaduras e orlas: As cercaduras imitam molduras em madeira entalhada. Reproduzem motivos florais enquadrados por folhagens e são rematadas, nos quatro cantos, por ornamentos em forma de concha e ramos de flores. São contornadas por uma orla castanha.
Incorporação:
Transferência - Casa Real
Origem / Historial:
A armação "Triunfo dos Deuses", tecida na oficina de Urbanus Leyniers e destinada ao rei D. João V, era constiruída por seis tapeçarias. Destas, só restam quatro. A aquisição da série, que chegou a Lisboa em 1729, foi intermediada pelo embaixador D. Luís da Cunha. Sobre este assunto veja-se "Tapeçarias da Casa Real ..." (campo Bibliografia). A 1ª edição desta armação, tecida em 1717, destinava-se a uma sala do Colégio jurídico de Oudburg. A tapeçaria esteve no Palácio das Necessidades, de onde saiu para restauro antes de 1910. Segundo o Arrolamento judicial "Estes dez pannos (...) são os que devem constar do registo do palácio das Necessidades, tendo vindo [para o Palácio da Ajuda] depois de consertados...", APNA, "Arrolamento judicial dos bens existentes no Paço d'Ajuda", vol. 2, nº 36, fl. 547.
Multimédia

Tipo

Descrição

Imagem

imagem

Imagem

Foto de Stephan Lubomirski de Vau, 2009.

imagem

imagem

Imagem

imagem

imagem

Imagem

imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica