MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 26 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
67
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Têxteis
Denominação:
Tapeçaria Triunfo de Marte/ Série Triunfo dos Deuses
Título:
Triunfo de Marte
Autores:
Leyniers, Urbanus
Orley, Jan Van
Coppens, Augustin
Local de Execução:
Países Baixos, Bruxelas
Oficina / Fabricante:
Oficina de Urbanus Leyniers
Datação:
1728 d.C. - 1729 d.C.
Matéria:
Lã e seda
Técnica:
Tapeçaria de liço
Dimensões (cm):
altura: 421; largura: 391;
Descrição:
Marte, deus da guerra e um dos doze deuses do Olimpo, domina a composição. Representado com um casco emplumado, ceptro e escudo, está sentado num carro triunfal. Este é puxado por dois leões conduzidos por figuras aladas: a Fortuna segurando uma roda, símbolo da sua instabilidade e, montado num leão, um putti empunhando um bastão encimado por uma coroa de louros. Sobre a cabeça do deus Marte, outra figura alada (o Triunfo?) segura uma coroa de louros. À sua esquerda, sobre uma nuvem, uma figura alada com duas trombetas (a Fama?). Em primeiro plano, à direita, um cavaleiro arrasta alguns prisioneiros. Em segundo plano, dois cavaleiros e uma figura coroada com louro. Ao fundo uma paisagem arborizada. Na tapeçaria, o cortejo triunfal está orientado da direita para a esquerda, no sentido inverso ao cartão pintado por Jan van Orley (1665-1735) e Augustin Coppen (1668-1740). A tapeçaria apresenta apenas as figuras centrais do cartão. Na composição completa, guerreiros transportando peças de ourivesaria (despojos de guerra?) e estandartes precedem e seguem o carro triunfal. Cercaduras e orlas: As cercaduras imitam molduras em madeira entalhada. Reproduzem motivos florais enquadrados por folhagens e são rematadas, nos quatro cantos, por ornamentos em forma de concha e ramos de flores. São contornadas por uma orla castanha.
Incorporação:
Transferência - Casa Real
Origem / Historial:
A armação "Triunfo dos Deuses", tecida na oficina de Urbanus Leyniers e destinada ao rei D. João V, era constiruída por seis tapeçarias. Destas, só restam quatro. A aquisição da série, que chegou a Lisboa em 1729, foi intermediada pelo embaixador D. Luís da Cunha. Sobre este assunto veja-se "Tapeçarias da Casa Real ..." (campo Bibliografia). A 1ª edição desta armação, tecida em 1717, destinava-se a uma sala do Colégio jurídico de Oudburg. A série deverá ter sido colocada na Sala do Reposteiro cerca de 1862, quando o Paço da Ajuda foi redecorado para receber o rei D. Luís e a rainha D. Maria Pia.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica