MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Saturday, May 04, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Palácio Nacional da Ajuda
Inventory number:
191
Supercategory:
Arte
Category:
Têxteis
Name:
Tapeçaria O passeio na Andaluzia /Cenas da Vida em Madrid
Title:
O passeio na Andaluzia
Authors:
Goya, Francisco
Desconhecido
Production Place:
Espanha, Madrid
Workshop:
Real Fábrica de Tapeçarias de Santa Bárbara de Madrid
Date / Period:
1784 A.D
Material:
Lã e seda
Technique:
Tapeçaria de liço
Measurments (cm):
height: 335; width: 181;
Description:
Um homem e uma mulher passeiam num bosque. Um outro homem, dissimulado por uma capa e um chapéu de abas, interpela a mulher. Afrontado, o primeiro homem prepara-se para lutar. Ao longe, outras duas personagens observam a cena. O ambiente é ensombrado por árvores frondosas. Nesta composição, em lugar dos "majos" madrilenos surgem aqui outros tipos regionais, os ciganos andaluzes. A tela O passeio na Andaluzia foi entregue por Francisco Goya (1746-1828) na Real Fábrica de Santa Bárbara a 12 Agosto de 1777. Constituiu o modelo de uma das tapeçarias concebidas para a sala de jantar dos príncipes das Astúrias no palácio do Pardo. Cercadura e orlas: Seguindo os modelos em voga na época, quando as composições figurativas e com motivos alegóricos eram já consideradas obsoletas, estas cercaduras apresentam o chamado padrão em "SS e platillos", de motivos vegetais e geométricos e cores vivas (onde predominam os amarelos, azuis e vermelhos). As orlas são castanhas escuras.
Incorporation:
Transferência - Casa Real
Origin / History:
A primeira edição desta série foi concebida para a sala de jantar dos príncipes das Astúrias no palácio do Pardo em Madrid. A série actualmente no PNA foi oferecida por Carlos III de Espanha à sua sobrinha D. Maria I de Portugal. As tapeçarias, que chegaram a Portugal em Dezembro de 1784, destinavam-se às duas salas do dossel da Rainha no Paço de Madeira. Sobre este assunto veja-se "Tapeçarias da Casa Real ..." (campo Bibliografia).
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits