MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 5 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
10712
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Ourivesaria
Denominação:
Gomil
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Portugal (?)
Datação:
Século XVII (finais)
Matéria:
Prata
Técnica:
Prata fundida, levantada e cinzelada
Dimensões (cm):
altura: 19,7; largura: 18,5; profundidade: 10,1;
Descrição:
Gomil em prata lisa. Base circular moldurada, com faixa convexa ostentando duplo filete inciso. Bojo cilíndrico, completamente liso cintado, sensivelmente a meio, por um friso de meia cana. Bico adossado constituído por cinco facetas que convergem para uma meia esfera lisa que assenta sobre o bojo. Asa direita, de secção quadrangular e levemente apontada para cima, apresentando a parte interna arredondada e a externa plana. A extremidade inferior remata em forma de voluta. Bordo horizontal apresentando dois recortes diametralmente opostos. O bojo e a base estão unidos atrvés de um sistema de rosca, podendo ser desmontados e a base convertida em castiçal. Para o efeito dever-lhe-á ser montado o bocal que se encontra enroscado no interior da base.
Incorporação:
Transferência - Casa Real
Origem / Historial:
Em 1911, por ocasião do arrolamento dos bens da Casa Real, este gomil e a respectiva bacia com quatro entalhes reentrantes (inv. 10713) encontravam-se expostos na Sala da Música onde foram arrolados sob a verba "I 24" e descritos nos seguintes termos: "Jarro e bacia de prata, lisos, sem marca visivel, sendo a bacia recortada nos seus bordos por quatro reentrancias principaes, curvas que se ajustam facilamente ao pescoço humano, parecendo que deveria servir para agua quente para fazer a barba. O jarro tem a altura, na parte central 0,17 e de grossura madia 0,35 approximadamente e a bacia 0,06 d'altura e 0,35 de diametro". (APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 1, 1911, fls. 29 e 29v.). A colecção de ourivesaria da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva integra um gomil de forma semelhante ao do Palácio Nacional da Ajuda, distinguindo-se deste último sobretudo pela asa, em forma de báculo e pela presença de quatro pares de costelas reforçando a parte inferior do corpo. (FRESS, inv. 77).
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica