MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 5 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
4115
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Retrato de D. João VI
Título:
Retrato de D. João VI
Autor:
Sequeira, Domingos António de
Datação:
XIX d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Dimensões (cm):
altura: 109; largura: 80;
Descrição:
No primeiro plano, o retrato do Príncipe Regente D. João (futuro D. João VI), a corpo inteiro, de cabeleira branca e curta, trajando de gala. Ostenta ao peito a Insígnia do Tosão de Ouro, a Grande Placa das Três Ordens Militares e a Placa da Ordem de Carlos III de Espanha. Ostenta ainda as Bandas da Ordem de Carlos III e a das Três Ordens Militares, rematada com o respectivo Grande Hábito. O Monarca aponta com a mão direita para uma mesa, onde se encontram o busto de sua mãe, a Rainha D. Maria I, um tinteiro, vários livros e papéis. Destes, destacam-se, do lado esquerdo, um conjunto de quatro, dos quais o segundo - que parece ser um projecto - contém uma inscrição de difícil leitura: "Carta demarc/ [...] de Portugal"; no último papel, pode ler-se: "Real Fabrica do Campo Pequeno". No centro da mesa, num maço de papéis atado com uma fita côr-de-rosa, lê-se: "Novas cultu / ras do Bra / zil Cravo / Pimenta / Canela". À esquerda do Príncipe, está um plinto em forma de coluna, decorado na base e no capitel com motivos neo-clássicos e, no fuste, com figuras humanas esculpidas; sobre ele, uma estátua de um "putto" sustentando uma cornucópia, em bronze. Ao lado do plinto, para trás, vê-se uma cadeira, sobre que assentam dois livros e uma capilha atada de azul, onde se pode ler: " Secretaria Da fazenda". O primeiro plano é separado do segundo por uma balaustrada e por uma coluna canelada, à direita, que, na parte superior, prolongando-se para o centro da composição, é tapada por um panejamento vermelho, franjado de ouro. No segundo plano, surge, à esquerda, um monumento constituído por três colunas dóricas, adossadas, historiadas em espiral, a que se encostam, na base e entre elas, duas estátuas. No topo do monumento, observa-se a figura de um guerreiro. À direita foi representada uma pirâmide, com toda a probabilidade a que decora o túmulo do Príncipe de Waldeck, no Cemitério Inglês, da autoria de Francisco Xavier Fabri. Um pouco para a direita e ligeiramente para trás, vêem-se umas ruínas clássicas - talvez as do Teatro Romano de Lisboa, que o mesmo Fabri desenharia. Ao fundo, num plano superior, está representado o Palácio da Ajuda, na versão de 1802, proposta por esse artista italiano.
Incorporação:
Transferência - Casa Real
Origem / Historial:
Segundo as listas de partilha de bens de 1889 e 1897 (por morte de D. Luís), o quadro estava colocado na Arrecadação do Piso Térreo, sob a letra "N". No início da década de 1910, estava na Galeria de Quadros, tendo sido inventariado com o número X''' 121. Após 1968, foi colocado na Antecâmara da Sala do Trono, onde se mantém.

Bibliografia

APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol.14, 1912-1913, pág. fl. 4808, 4808v.

BENEZIT, E. - "Dictionnaire des peintres, sculpteurs, dessinateurs et graveurs", Vol. IX. Paris: Gründ, 1976, pág. -

COSTA, Luís Xavier da - As Belas-Artes Plásticas em Portugal durante o século XVIII: 1935, pág. -

MACEDO, Diogo - Domingos Sequeira. Lisboa: 1956, pág. -

PAMPLONA, Fernando de - Dicionário de Pintores e Escultores Portugueses. Barcelos: Livraria Civilização Editora, 1988, pág. -

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica