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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional da Ajuda
N.º de Inventário:
193
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Têxteis
Denominação:
A merenda/ Cenas da Vida em Madrid
Título:
A merenda
Autores:
Goya, Francisco
Desconhecido
Local de Execução:
Espanha, Madrid
Oficina / Fabricante:
Real Fábrica de Tapeçarias de Santa Bárbara de Madrid
Datação:
1784 d.C.
Matéria:
Lã e seda
Técnica:
Tapeçaria de liço
Dimensões (cm):
altura: 334; largura: 353;
Descrição:
Nesta tapeçaria de grandes dimensões os protagonistas - um grupo de cinco homens e uma mulher - destacam-se de um fundo paisagístico. Sentados no chão sobre as suas capas, os dois homens à direita da composição levantam os seus copos homenageando a vendedora de laranjas que os interpela. À esquerda, um dos homens fuma um cigarro preto. Ao centro, sobre uma toalha branca e ao seu redor, restos de uma merenda, pratos de metal (prata?), um copo, tachos, facas e garrafas. Os homens trajam de forma elegante e colorida. Em segundo plano, outros cinco homens envoltos em capas, peça obrigatória do traje popular madrileno. As personagens destacam-se no primeiro de uma sucessão de diferentes planos, representando uma paisagem arborizada e montanhosa onde se vislumbram, ao fundo, alguns edifícios que sugerem a proximidade de um aglomerado urbano. A merenda foi o primeiro da segunda série de cartões pintada por Francisco Goya (1746-182) para o palácio do Pardo. A 30 de Outubro de 1776, o pintor entregou na Real Fábrica de Tapeçarias de Santa Bárbara este modelo para uma tapeçaria destinada à sala de jantar dos príncipes das Astúrias. Cercadura e orlas: Seguindo os modelos em voga na época, quando as composições figurativas e com motivos alegóricos eram já consideradas obsoletas, estas cercaduras apresentam o chamado padrão em "SS e platillos", de motivos vegetais e geométricos e cores vivas (onde predominam os amarelos, azuis e vermelhos). As orlas são castanhas escuras.
Incorporação:
Transferência - Casa Real
Origem / Historial:
A primeira edição desta série foi concebida para a sala de jantar dos príncipes das Astúrias no palácio do Pardo, em Madrid. A série actualmente no PNA foi oferecida por Carlos III de Espanha à sua sobrinha D. Maria I de Portugal. As tapeçarias, que chegaram a Portugal em Dezembro de 1784, destinavam-se às duas salas do dossel da Rainha no Paço de Madeira. Sobre este assunto veja-se "Tapeçarias da Casa Real ..." (campo Bibliografia).
Bibliografia

Bibliografia

APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 1, 1911, pág. nº8 - D, fl. 9

Illustração Portugueza. Lisboa: 1906, pág. nº 30, p. 213

Illustração Portugueza, No. 117, 18 Maio 1908, pág. nº 45, p. 711

MENDONÇA, Maria José de - Inventário de Tapeçarias existentes em Museus e Palácios Nacionais. Lisboa: Instituto Português do Património Cultural, 1983, pág. p. 160, cat. 31

SANTANA, Maria Manuela - Tapeçarias da Casa Real Portuguesa em Setecentos: a Colecção do Palácio Nacional da Ajuda [Tese de Mestrado, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras]. Lisboa,: 2006, pág. LXXI

SANTANA, Maria Manuela - Tapeçarias segundo cartões de Francisco Goya, Guillermo Anglois e José del Castillo nas antigas colecções da Coroa portuguesa, in Revista Olisipo, II série, nº 26. Lisboa,: Janeiro/Junho 2007, pág. 46-62

SANTANA, Maria Manuela; MIRA, Filomena; FIGUEIREDO, Mariana - Tapeçarias do Palácio Nacional da Ajuda da Real Fábrica de Santa Bárbara de Madrid: Projecto de Conservação, in Património - Estudos, nº 4. Lisboa: MC - IPPAR, 2003, pág. 110-115

 
     
     
   
     
     
     
 
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