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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Lamego
N.º de Inventário:
129
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Escultura
Denominação:
Virgem do Ó
Autor:
Pêro, Mestre
Local de Execução:
Portugal
Centro de Fabrico:
Tarouca (?)
Datação:
XIV d.C.
Matéria:
Calcário / " pedra de Ançã "
Técnica:
Escultura de vulto a 3/4 com as costas escavadas
Dimensões (cm):
altura: 115; largura: 35; profundidade: 35;
Descrição:
Imagem da Virgem do Ó ou da Expectação. A virgem apresenta-se numa atitude concentânea com os cânones iconográficos atribuidos a esta invocação mariana. A atitude amaneirada, movimentada em rítmo de contracurva, a modelação dos panejamentos, explorando expressivos valores de claro-escuro ou no contraponto dos gestos, conferem ao conjunto uma expressiva plasticidade e um elevado sentido de humanidade. Os cabelos longos, penteados em ondulações, são cobertos por um véu. Sob o manto apertado sobre o peito com um firmal quadrilobado, exibe uma túnica fechada por botões e casas abertas. O pregueado fundo é dinamizado pela atitude do corpo e pelo ventre assaz avultado sobre o qual a Virgem repousou a sua mão direita. Um cordão borlado pende sobre o ventre. O contraponto dos gestos, sobretudo o da mão esquerda que se eleva, permitiu ao escultor recolher nos antebraços as dobras do manto para os movimentar em cascata até junto aos pés.
Incorporação:
Transferência - Antigo Paço Episcopal de Lamego / (conventos extintos) Mosteiro de São João de Tarouca.
Origem / Historial:
José Júlio Rodrigues refere, numa publicação de 1908, que esta peça foi recolhida no Paço Episcopal pelo então bispo de Lamego, D. Francisco José Ribeiro de Vieira e Brito, que estava a organizar um museu de escultura com obras provenientes de várias igrejas paroquiais da região. Assim, esta peça já se encontrava no espaço do antigo Paço Episcopal à data da constituição do Museu de Lamego. Quase todos os registos referem tratar-se de uma escultura proveniente do Mosteiro de São João de Tarouca, no entanto, Vergílio Correia (Correia, 1953, p. 53 ) indica, numa conferência de 1929, que esta imagem pertenceu à Sé de Lamego.
 
     
     
   
     
     
     
 
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