MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 2 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Aveiro
N.º de Inventário:
104/B
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Escultura
Denominação:
São Félix de Vallois
Título:
São Félix de Valois
Autor:
Trabalho português
Oficina / Fabricante:
Trabalho português
Datação:
XVIII d.C. - Barroco
Matéria:
madeira
Suporte:
madeira
Técnica:
esculpido; policromia, estofado, dourado
Dimensões (cm):
altura: 155; largura: 95; comprimento: 58;
Descrição:
Escultura de vulto, em madeira estofada, policromada e dourada representando São Félix de Valois, vestindo o hábito da ordem trinitária, com túnica e escapulário, com manto e capa, com capuz pelos ombros, com o símbolo da Ordem de Malta. Apresenta-se de corpo inteiro, de pé, de frente, inclinado sobre a sua esquerda, vestindo uma túnica, que cai em pregas até aos pés, deixando ver as pontas dos pés calçados com sapatos pretos, com escapulário, com decoração estofada dourada e castanho, de motivos vegelalistas, debruada a ouro com motivos geométricos. O debrum da túnica, bem como os motivos vegetalistas apresentam trabalho de puncionado na decoração. Por cima da túnica tem uma capa, pelos ombros, fazendo pregas na horizontal, que fecha à frente no peito, com a cruz da Ordem de Malta, com o braço horizontal de cor azul e o vertical de cor vermelha, (sob a qual se vê, por baixo, na túnica, outro braço vermelho de outra cruz da Ordem de Malta), que cai sobre os seus braços. (Ver Representação). A sua mão direita encontra-se mais elevada para segurar um atributo que já não tem. Na sua mão direita segura um livro, o livro das Constituições da Ordem, aberto ao meio com isncrição latina, a tinta preta, sobre o qual pousa um chapéu, com uma borla na parte superior. (Ver Inscrições). A imagem apresenta cara e mãos com carnações, tendo o Santo cabelos e barbas castanhos, de idoso, e lábios vermelhos. A imagem assenta numa base de madeira de secção rectangular, com os cantos cortados, com uma legenda pintada a preto na face da frente. (Ver Inscrições).
Incorporação:
Outro - Deposito do MNAA no Museu de Aveiro, desde 1922.
Origem / Historial:
Proveniente, com o seu par, Sao Joao da Mata, MA Inv. 105/B, do Convento das Trinas, em Lisboa, extinto em 1834 e novamente em 1910; estas peças integraram as colecções do Museu Nacional Arte Antiga, encontrando-se em depósito no Museu de Aveiro desde 1922. (Ver incorporação).
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica